Papo com residente

1º lugar na Residência Médica: como Juliana tirou 93 e conquistou a vaga dos sonhos na FMABC

Escrito por: Lindamey
22 de maio de 2024 22/05/2024
4 minutos de leitura 4 minutos de leitura

1º lugar na Residência Médica: saiba como ela conseguiu ficar no 1º lugar

 Estudando para a aprovação na Residência Médica? Saiba como a Juliana conquistou seu 1º lugar na Residência Médica da FMABC.

A Juliana se formou em São Paulo na faculdade ABC, uma instituição muito tradicional, e desde o terceiro ano ela já começou a pensar muito sobre a sua preparação. 

Foi então que ela iniciou o seu estágio extracurricular no São Luís, uma maternidade em São Paulo mesmo.

Essa nossa ex-aluna não estava esperando ser aprovada porque as provas antigas da ABC tinham um nível de dificuldade grande. 

Após a mudança da banca do exame, no entanto, deu certo. 

Sobre isso, essa nossa ex-aluna já esperava que em seu 1º simulado ela teria uma nota ruim, já que, segundo ela, no quinto ano já havia cometido todos os erros possíveis de serem cometidos numa preparação para a residência, chegando a tirar 45 pontos no primeiro simulado. 

Nesse período, ela foi de 46 para 93 pontos finais na prova.

Durante a preparação, ela disse que via muita gente ficando desestimulada por tirar uma nota mediana. 

Apesar disso, ao invés de se deixar abater, a Juliana usou esse resultado como estímulo apesar de saber que o fato de não ter utilizado uma metodologia realmente pensada para a sua preparação com maior produtividade, foi o que a fez ter um resultado tão ruim na época.

Ela contou ainda que uma das maiores dificuldades foi que em alguns dias ela estava simplesmente perdida e não tinha ninguém para conversar, tendo que fazer o que achava que tinha que ser feito e seguir seu caminho. 

Para conquistar a aprovação, então, ela estipulou um objetivo: chegar no fim do ano fazendo várias vezes mais de 80 no simulado.  

Apesar de muito determinada, chegou uma hora que a Juliana não estava mais conseguindo dar conta. 

Para passar, a Juliana conta que teve que fazer mais de 60 questões por dia em 3 meses, respondeu quase 6.000 questões e acha que as maiores dificuldades para as pessoas na hora de estudar para a prova de residência médica são: a falta de tempo, constância, disciplina e metodologia. 

Ela diz que foi muito importante aprender a lidar com frustrações para chegar a um objetivo.

Quais as estratégias utilizadas pela Juliana? 

Para a Juliana focar nas questões de nível médio, aquelas questões que ela sabia para responder na hora da prova, foi essencial para ela ficar em segundo lugar na primeira fase e, após, em primeiro na segunda fase para neurocirurgia. 

Apesar de ser uma carga horária bem pesada, ela conseguiu estabelecer com as metas mínimas que a plataforma da Aristo planejava para ela diariamente. 

Gostou da história da Juliana? 

Acompanhe essa trajetória incrível com mais detalhes no vídeo na íntegra a seguir: 

A Aristo organiza sua agenda e ainda promove apoio psicológico no seu período de estudos para a Residência Médica 

Contamos com um material de excelência e processos de automação dos seus estudos que garantem que você estude o que tem que estudar, focando nos temas e assuntos que realmente poderão garantir a sua vaga.

Como forma de contribuir ainda mais com a sua organização semanal, a Inteligência Artificial da nossa plataforma prepara uma agenda para você selecionar quando ocorrerão as suas atividades de estudo. 

Dentre os materiais e funcionalidades que disponibilizamos estão: o estudo teórico, revisão inteligente, revisão teórica, provas e simulados. 

Além disso, a Inteligência Artificial da nossa plataforma identifica as principais dificuldades dos alunos, programando os temas que devem ser revisados com mais frequência para que o candidato possa evoluir rapidamente.

Conte, ainda, com o nosso reforço psicológico, capaz de lhe dar suporte durante todo o seu processo.

Gostou?

A Aristo pode fazer muito mais por você!

Receba nossos conteúdos em primeira mão

Assine a newsletter Aristo e receba nossos conteúdos em seu e-mail

Posts relacionados