Dicas de Estudo

Para passar na Residência Médica você precisa de 3 pilares saiba quais são eles aqui!

Escrito por: Lindamey
30 de janeiro de 2023 30/01/2023
9 minutos de leitura 9 minutos de leitura

Você, candidato, sabe que a preparação para a prova de Residência Médica é uma maratona na vida do estudante!

Sendo a aprovação esse grande desafio, a confiança e segurança de que você irá atingir um bom resultado é um dos pontos iniciais para obter sucesso.

No entanto, com nossos anos de experiência, entendemos que esse fator, apesar de ser muito importante, não é o único que influencia na aprovação do aluno. 

Isto é: para passar na Residência Médica de maneira exitosa, o aluno deve ter bem mais que somente confiança e segurança. 

Nós acreditamos, então, que a confiança na aprovação pode ser o primeiro grande passo para a colheita de bons frutos em sua prova. 

O estudante que quiser passar, terá que se atentar a fatores externos que influenciam na evolução dos seus resultados.  

Abaixo reunimos alguns desses fatores para você compreender melhor sobre. 

Acompanhe! 

Quais são os fatores que influenciam na evolução das notas dos alunos?

Segundo a nossa análise, são dois os fatores que, além da confiança e segurança sobre a prova, são capazes de fazer com que um candidato seja aprovado.

São eles: a produtividade e o tempo. 

Veja abaixo como eles impactam nos resultados na preparação! 

Produtividade

A produtividade tem a ver com a capacidade de um estudante de aprender suficientemente o conteúdo ou não. 

O quão alguém foi bem-sucedido e produtivo nos estudos de determinada matéria, reflete no quão eficientemente essa pessoa conseguiu adquirir as  informações necessárias (produtividade), acertando as questões para o bom rendimento na prova. 

Além da produtividade, outro fator intimamente relacionado a esse e capaz de impactar positivamente os resultados do aluno, é o tempo. 

Tempo 

A lógica para a importância desse fator é bem simples: quanto maior o tempo de dedicação sobre os estudos, imaginando como ele pode ser feito da melhor forma e considerando todas as variáveis para o bom planejamento, maiores serão as chances de ser bem sucedido, acertando ainda mais questões em prova. 

Esses dois são fatores essenciais que, para renderem o melhor resultado possível, devem ser bem trabalhados utilizando todos os três pilares da produtividade.  

Os 3 pilares da produtividade 

1º Pilar: Revisões 

JPG_Pessoas em volta de uma mesa debatendo sobre a prova de Residencia Medica_Aristo

O estudante que a mais tempo estuda para as provas de Residência Médica sabe da importância que as revisões possuem. 

Isso porque ele sabe que tudo que ele não revisa é esquecido.

Apesar disso, é muito comum que alunos não saibam revisar corretamente e esse é um excelente fator capaz de fazer alguém ir mal em um Processo Seletivo. 

Como são muitos os assuntos estudados pelos candidatos a Residência Médica devido a grande quantidade de matérias do curso, geralmente, os candidatos encontram problemas em definir o que e quando revisar. 

Com base em pesquisas científicas e em nossa prática diária, nós da Aristo entendemos que o melhor para o aluno não é fazer uma revisão diária, ao contrário do que muitos pensam.

Isso porque uma revisão frequente demais, porém sem estratégia, não traz resultados no longo prazo. 

Nesse caso, quando o tema é revisão de conteúdos, o mais adequado é fazer uma Revisão Repetida e Espaçada. 

Após comprovar os benefícios desse método na prática com nossos alunos, utilizamos essa estratégia em nossa própria plataforma de maneira ampla. 

Portanto, buscamos abordar o que é mais importante dentro dos assuntos em intervalos de tempo, aumentando e facilitando, consequentemente, a fixação.  

2º Pilar: Prática constante 

Ao iniciar a sua preparação para a prova de Residência Médica, todo o candidato já se vê na obrigação de, pelo menos, responder algumas questões elaboradas ou de provas passadas.

O grande problema é que a maioria dos alunos, acabam não utilizando as questões da melhor forma possível. 

A Aristo se dedicou a entender como usar, da maneira mais estratégica, um elemento essencial na preparação para o concurso de Residência Médica: as questões. 

Para isso, nos baseamos em evidências científicas e montamos todos os nossos materiais de acordo com a teoria do “efeito-teste”. 

O “efeito-teste” é a estratégia que utiliza a prática para consolidar um conhecimento na memória de alguém. 

No caso dos candidatos ao concurso para Residência Médica, o “efeito-teste” pode ser utilizado para colocar o conhecimento adquirido em prática. 

Na Aristo, por exemplo, adicionamos esse método em nossos materiais fazendo com que nossos alunos se testem constantemente através de questões, flashcards e outros. 

Em nosso simulado diagnóstico, por exemplo, o aluno conta com 60 questões que nivela os assuntos mais cobrados das Provas Prioritárias (provas que você deseja passar) selecionadas, de acordo com seu  desempenho individual. 

Atenção:

Quanto mais você sentir que a sua base é fraca ou quanto mais longe você identificar que está do seu objetivo, mais produtivo deverá ser o seu estudo. 

Nesse caso, portanto, para você não correr o risco de sair utilizando todos os métodos de estudo que encontra, sem um fundamento, busque  adaptar o efeito-teste em sua rotina ou utilizar uma plataforma que ofereça o método em seu material.

3º Pilar: Direcionamento  

Para passar em uma prova de Residência Médica, é muito importante possuir um método efetivo, porém, não adiantará nada ter o melhor método se ele não é direcionado para entregar a você os melhores resultados conforme as suas necessidades e os seus objetivos.   

Nesse caso, portanto, antes de escolher o processo ideal do seu estudo, aprenda a direcionar. 

Isto é, saber em que tipo de matéria investir antes de começar a resolver questões e partir para a teoria. 

Quando o tema é Residência Médica, um só assunto que compõem a prova pode ser até 5 vezes mais importante e mais cobrado que outros. 

Um exemplo disso é o tema “Clínica Médica” na maioria dos exames. 

Saber as nuances que diferem cada prova e, inclusive, os temas que cada prova irá abordar e de que maneira será feita essa abordagem é um passo fundamental para você se sair bem. 

Agora, como fazer isso? Quais métodos podem ser utilizados? 

Na Aristo colocamos em prática dois processos que são amplamente utilizados na estratégia que passamos para os nossos alunos. 

São eles: 

Princípio de Pareto 

O princípio de Pareto é uma previsão de que 20% do esforço aplicado é igual a 80% do resultado esperado. 

Isto quer dizer que essa é uma regra que prevê uma proporção exata entre as relações de causa e efeito e é por isso que esse conceito é aplicável ao gerenciamento dos estudos. 

A Aristo utiliza o método 80/20 para o direcionamento de estudos dos nossos alunos. 

Através dele, nós te ajudamos a se concentrar naqueles 20% de conteúdo médico que vão garantir 80% do seu desempenho nas provas. 

Mas como fazemos isso? 

Através da estratégia que denominamos como “CCQ” (Conhecimento Chave por Questão) em todos os nossos materiais, desde os flashcards, simulados até as revisões inteligentes, utilizamos o princípio de Pareto. 

Um CCQ consiste, basicamente, na menor unidade sobre determinado tema/conteúdo na medicina que realmente irá gerar pontos no seu exame. 

Essa foi a forma que encontramos de tornar nossos materiais mais objetivos, focados na meta e naquele 20% que pode trazer até 80% de melhoria na prova aos nossos alunos.

Dessa maneira, eles atingem seus objetivos poupando tempo e com muito mais foco.

Dentro da nossa plataforma, ainda fornecemos um painel de controle que mostra o percentual de aplicação dos temas em todas as provas do país nos últimos 5 anos. 

Atenção

Utilizar o Princípio de Pareto e o CCQ é essencial e estratégico, no entanto, não deixe de estudar outros assuntos. 

Isso porque cada instituição tem uma dinâmica e você precisa ter domínio também sobre outros conteúdos. 

O fato da incidência de determinado tema na prova ser baixo não necessariamente quer dizer que eles não irão cair. 

Busque equilibrar o direcionamento para os temas mais incidentes a nível nacional mas também e, principalmente, para a sua prova.

Na nossa plataforma Aristo Class, o aluno conta com uma ferramenta auxiliar capaz de lhe mostrar o grau de dificuldade média de suas provas, os principais temas e o número de questões por tema em provas anteriores. 

Através da nossa Inteligência Artificial e das suas provas prioritárias, é possível entender todo o perfil cobrado pelas bancas em cada prova.

Dessa forma, além de direcionar, nosso aluno passa a administrar melhor seu tempo já que irá estudar e revisar de maneira totalmente personalizada, focada na melhora de acordo com as suas condições. 

Além dessa personalização, na Aristo Class o aluno terá acesso a dois tipos de direcionamento: a Inteligência Artificial e os mentores que ficarão disponíveis durante toda a sua jornada para te ajudar no que for preciso.

Nosso método de ensino baseia-se em evidências científicas e aplicamos as principais descobertas da ciência em nossos produtos para aumentar as suas possibilidades de alcançar a nota necessária para ser aprovado na Residência Médica dos seus sonhos. 

Você sabia que é possível encontrar todas as informações desse artigo em forma de vídeo para acelerar o seu processo de entendimento?

Veja abaixo!

Receba nossos conteúdos em primeira mão

Assine a newsletter Aristo e receba nossos conteúdos em seu e-mail

Posts relacionados