- Editais e Provas
Preparação R1 e R3: Quais São as Diferenças e Semelhanças?
9 minutos de leitura
Acesse o Edital de convocação nº 01/23do processo seletivo para Residência Médica da Associação Médica do Paraná 2022-2023, lançado pela Universidade Corporativa da AMP.
Provas: 02/11/2023.
A Associação Médica do Paraná (AMP) tem a data de 2 de julho de 1933 como marco inicial – quando foi realizada assembléia conjunta entre a Sociedade de Medicina, a Sociedade Médica dos Hospitais e o Sindicato Médico do Paraná, a fim de reunir em uma única instituição as funções de órgão de classe, de associação científica e de centro promotor de medicina social.
A primeira diretoria da AMP tomaria posse em 7 de setembro de 1933, sob gestão do Dr. Milton Macedo Munhoz. Desde então, a Associação tem se dedicado a congregar e defender os interesses da classe médica do Estado, a promover valores éticos e desenvolvimento científico, e a prestar atenção constante aos serviços de saúde oferecidos à sociedade paranaense.
Veja a lista de hospitais participantes do processo seletivo para Residência Médica AMP 2023-2024:
Confira o cronograma completo da Residência Médica AMP 2023-2024 nas páginas 8-9 do edital.
O edital para Residência Médica AMP 2023-2024 foi publicado no dia 18 de agosto de 2023, abrindo inscrições no período de 04 de setembro a 02 de outubro de 2023, que devem ser realizadas no site da Universidade Corporativa (UCAMP) – órgão da AMP responsável por organizar o processo seletivo junto aos hospitais participantes.
O valor da taxa de inscrição corresponde a R$ 520,00 + taxa da Comissão de Residência Médica do hospital pretendido pelo candidato.
As taxas de inscrição dos diferentes programas de Residência Médica podem ser conferidas nos editais específicos, acessíveis aqui.
O candidato em curso no Programa de Valorização do Profissional na Atenção Básica (PROVAB), Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade/Medicina Geral de Família e Comunidade (PRMGFC) ou Ação Estratégica “O Brasil Conta Comigo” poderá requerer pontuação adicional de 10% ao realizar a inscrição.
As bonificações não são acumulativas, não poderão elevar a nota final do candidato para além da nota máxima prevista para cada fase e, por fim, não poderão ser usadas mais de uma vez por cada candidato após matrícula em algum programa de Residência Médica.
Sendo um processo seletivo unificado que abrange diversas instituições, a prova de Residência Médica da AMP tem uma primeira fase sob responsabilidade da Associação, e uma segunda fase sob responsabilidade dos programas de residência pretendidos.
A primeira fase consiste em prova objetiva de caráter classificatório e eliminatório:
A segunda fase envolve entrevista e análise curricular e/ou prova prática, conforme o programa de residência pretendido. Confira aqui os detalhes, acessando os editais de cada hospital participante.
Assim como muitos estudantes de Medicina, Caroline Yoshioka tinha uma carga horária de estágio intensa e por isso optou por estudar para a Residência Médica apenas no sexto ano de faculdade.
Ela conheceu a Aristo pelas redes sociais e viu que valeu muito a pena a escolha. Na prova da AMP, por exemplo, conhecida como uma das mais difíceis do país, ela fez 66 de 100 pontos e, com essa nota, ficou em 1º lugar de Clínica Médica para a Santa Casa de Londrina.
A Aristo tem o método mais eficaz para a sua preparação, alinhando conteúdos e estratégias por meio de Inteligência Artificial para garantir a sua aprovação.