- Editais e Provas
- Revalidação
Prova Revalida: Tudo o que você precisa saber para o 2º semestre de 2024
7 minutos de leitura
Saiba tudo sobre a prova de Residência Médica da AMP particularidades da prova, temas que mais caem, cronograma, nota de corte e mais!
Fundada em 1933, a Associação Médica do Paraná, também conhecida como AMP foi criada a partir da união entre a Sociedade de Medicina, a Sociedade Médica dos Hospitais e o Sindicato Médico do Paraná com o objetivo de dar suporte a classe médica do estado.
O processo seletivo de residência médica da AMP é um dos principais do país e por isso muito concorrido. Possui a Universidade Corporativa da AMP (UCAMP), uma universidade virtual vinculada à instituição e responsável pela organização e implementação da prova.
Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre a prova de residência médica da AMP!
A prova de residência médica da AMP é uma das primeiras a acontecerem no ano. São mais de 30 instituições participantes e um edital unificado e manual do candidato para a primeira fase. Para a segunda fase, cada instituição possui seu próprio edital.
O edital geral possui informações sobre as provas, datas e itens pertinentes ao processo seletivo. As vagas por especialidade são divulgadas nos editais lançados por cada uma das entidades participantes, que também cobram diferentes taxas de inscrição. Confira abaixo mais detalhes sobre o edital geral e a prova objetiva:
As inscrições para o processo seletivo poderão ser feitas de 08 de setembro até 07 de outubro pela internet. O valor de inscrição é de R$ 470 + taxa COREMES de cada hospital com possibilidade de pedido de isenção. A prova objetiva será aplicada no dia 15/11/2021, às 14h.
Candidatos que participaram do PROVAB, concluíram residência em Programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade/Medicina Geral de Família e Comunidade ou participaram do Programa BRASIL CONTA COMIGO ganham bonificação de 10% na nota. Ela é computada na nota da prova e deve ser requerida no momento da inscrição.
A AMP abrange 31 instituições de diversas cidades do estado do Paraná, como Curitiba, Pato Branco, Francisco Beltrão, Cascavel, entre outras. Confira abaixo a instituições participantes do programa de residência médica da AMP:
A prova objetiva é composta por 100 questões divididas entre as 5 grandes áreas com tempo de realização de 4 horas e 30 minutos, sendo os últimos 30 minutos para preenchimento do cartão de respostas.
A AMP é responsável pela primeira fase do processo seletivo unificado, formada pela prova objetiva. Por isso, ela divulga apenas os resultados desta etapa. Já a segunda fase é composta pela análise e defesa do currículo e/ou prova prática, esta etapa é feita pela entidade escolhida pelo candidato no momento da inscrição.
Confira o edital da AMP 2022 completo aqui.
A prova objetiva da AMP é composta de 100 questões distribuídas entre as 5 grandes áreas. Veja abaixo o que mais cai em cada uma delas e seus respectivos TOP 10 temas dos últimos 5 anos:
A parte de Cirurgia traz muitas questões conceituais e mais diretas, em detrimento aos casos clínicos, que aparecem menos. Entre os temas mais incidentes estão: apendicite aguda, cirurgia vascular, queimaduras e ortopedia. A banca foca em trauma, então estude bem as aulas de ATLS.
Recentemente, a parte de Clínica Médica tem se tornado mais densa e com casos clínicos extensos tornando essa parte mais cansativa. Lembre de estudar com mais afinco os temas: insuficiência cardíaca, cefaléia e doença renal crônica.
Na parte de Ginecologia e Obstetrícia, assuntos bastante cobrados como HAS e DM na gestação ainda são comuns, mas menos frequentes que o normal. Em contrapartida, questões sobre doenças malignas da mama, vulvovaginites e cervicites, e assistência pré-natal costumam cair mais.
Na parte de Pediatria a banca aborda assuntos de pneumologia como infecções das vias aéreas superiores e pneumonias. Questões sobre meningite aparecem com frequência. A banca também costuma cobrar, mais do que o normal, conceitos terapêuticos de trauma em crianças e adolescentes, com acidentes, quedas e, especialmente, o manejo das vias aéreas.
Na parte de Preventiva, curiosamente, os tipos de estudo – um dos temas mais frequentes nas provas de residência – cai pouco neste processo seletivo. Em contrapartida, conceitos da atenção primária tem aparecido cada vez mais nos últimos anos. Revise também os conceitos de gestão do SUS, seus princípios, leis e diretrizes. É um tema que aparece em muitas provas de residência, então vale o estudo, não só para a AMP, mas para outras instituições.