- Editais e Provas
Preparação R1 e R3: Quais São as Diferenças e Semelhanças?
9 minutos de leitura
Acesse o Editaldo processo seletivo para Residência Médica da Associação Médica do Rio Grande do Sul 2022-2023, lançado pela Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (FUNDATEC).
A Associação Médica do Rio Grande do Sul tem origem no começo da década de 1950, assumindo desde o início o objetivo de reunir médicos em uma instituição baseada em princípios associativistas que sejam expressos em projetos de educação continuada e na promoção de eventos e debates relacionados à saúde e ao exercício da medicina.
Dois personagens foram fundamentais nas articulações institucionais que permitiram o surgimento da AMRIGS: Dr. Paulo Queiróz Telles Tibiriçá e Dr. Bruno Attilio Marsiaj, então responsáveis pela Sociedade Medicina de Porto Alegre e pela Sociedade de Cirurgia do Rio Grande do Sul, respectivamente. A fundação ocorreu em 27 de outubro de 1951, no contexto da Primeira Jornada de Cirurgia da Sociedade de Cirurgia de Porto Alegre – evento realizado na sede da então Faculdade de Medicina de Porto Alegre, atual Faculdade de Medicina da UFRGS.
A prova da AMRIGS teve sua primeira edição em 1971, sendo reconhecida como importante avaliação da categoria médica. Em 2014, a prova foi aplicada também em Santa Catarina (em parceria com a Associação Catarinense de Medicina) e, em 2016, também no Mato Grosso do Sul (em parceria com a Associação Médica do Mato Grosso do Sul). Em 2019, a prova assumiu uma abrangência ainda maior por meio de colaboração com a Associação Médica Brasileira, passando a contemplar também instituições dos estados de Rondônia, Mato Grosso e Rio de Janeiro.
Veja a lista de instituições participantes do processo seletivo para Residência Médica AMRIGS 2023-2024 na página 41 em diante, anexo VIII do edital.
Confira o cronograma completo do processo seletivo para Residência Médica AMRIGS 2023-2024 nas páginas 3-5 do edital.
O edital para Residência Médica AMRIGS 2023-2024 foi publicado no dia 01 de setembro de 2023, abrindo inscrições no período de 04 de setembro a 23 de outubro de 2023, que devem ser realizadas no site da FUNDATEC – instituição responsável por organizar o processo seletivo.
O valor total da taxa de inscrição a ser pago pelo candidato será igual a:
Taxa de Adesão + Taxa de Inscrição por Instituição (Anexo VIII e IX do edital nas páginas).
A taxa de adesão será cobrada de acordo com o nº de Associações Médicas (Estados) em que se localizam as instituições nas quais o candidato optou por concorrer.
Isso independentemente do número de especialidades/instituições escolhidas.
A taxa de adesão poderá ter os seguintes valores disponíveis na tabela abaixo!
Onde encontrar essas informações no edital?
Taxa de adesão: pág. 11
Valor da taxa por instituição: a partir da pág. 41 , no anexo VIII.
O edital disponibiliza também inscrição na modalidade autoavaliação, que é destinada a graduandos a partir do 4º semestre e graduados com interesse em testar o desempenho na prova de residência médica: R$ 250,00.
O candidato em curso no Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade/Medicina Geral de Família e Comunidade (PRMGFC) ou Programa “Mais Médicos” poderá requerer pontuação adicional de 10% ao realizar a inscrição.
Sendo um processo seletivo unificado que abrange diversas instituições, a prova de Residência Médica da AMRIGS tem fase única, consistindo em prova objetiva de caráter classificatório e eliminatório, com 100 questões de múltipla escolha de 4 alternativas e até 5 horas de duração para programas de Acesso Direto, e 30 questões e até 3 horas de duração para programas de Pré-Requisito.
A prova da AMRIGS habitualmente traz questões objetivas com respostas curtas. É comum que explore questões sobre assertivas (I, II e III), questões de verdadeiro ou falso, e questões que exigem identificação do item ou alternativa incorreta. É uma prova que não explora muito o uso de imagens e que cobra muitos conceitos teóricos.
A prova é composta, principalmente, por questões objetivas, com respostas curtas.
Dedique um tempo para revisar indicações cirúrgicas, a classificação de Nyhus e o pré-operatório de forma geral.
Psiquiatria é um tema recorrente na parte de Clínica Médica.
Na área de Ginecologia e Obstetrícia (GO), é importante estudar sobre anticoncepção.
O desenvolvimento fisiológico e seus marcos são temas frequentes na prova da AMRIGS.
Esteja preparado para questões sobre atenção primária, níveis de prevenção e leis e diretrizes do SUS, pois a banca gosta de abordar esses conceitos.
Acompanhe nos quadros abaixo detalhes da incidência de temas nas provas de residência médica da AMRIGS, em níveis macro e micro:
Laura passou 2 anos estagnada em 70 e poucos pontos na preparação tradicional para a Residência, sem conseguir a pontuação necessária para passar em Otorrino.
Ela pensou em desistir dessa especialidade e mudar para Clínica Médica, mas, antes, resolveu testar uma nova metodologia de estudo.
Com a Aristo, ela conquistou a nota mais alta na sua instituição prioritária e na especialidade dos seus sonhos!
Foi assim que Laura conquistou a maior nota da AMRIGS em Otorrinolaringologia.
A Aristo tem o método mais eficaz para a sua preparação, direcionando conteúdos estrategicamente por meio de Inteligência Artificial para garantir a sua aprovação.