- Editais e Provas
Prova R1: dicas preciosas para a reta final
7 minutos de leitura
Saiba tudo sobre a prova de Residência Médica da AMRIGS particularidades da prova, temas que mais caem, cronograma, nota de corte e mais!
O Processo Seletivo Unificado da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) tem um nome longo e também é o maior concurso de residência médica unificado da região sul do país.
A prova de residência médica da AMRIGS é realizada em parceria com a Associação Catarinense de Medicina (ACM), a Associação Médica do Mato Grosso do Sul (AMMS) e instituições dos estados de Mato Grosso e Rondônia.
Por abranger diversas instituições cada uma possui particularidades específicas, como por exemplo: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Por isso, além de ler o edital da prova, você deve ter muita atenção aos editais das instituições às quais está concorrendo! Lembrando que se você escolher mais de uma instituição terá que pagar a taxa de inscrição de cada uma.
Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre a prova!
O primeiro ponto é bem básico mesmo: leia o edital e siga as regras! Cuidado com objetos metálicos e acessórios, pois o local da prova tem detector de metais. E cuide do seu celular, se você tem um aparelho que desperta mesmo desligado, não esqueça de tirar a bateria.
No último edital, era permitido o consumo de alimentos durante a prova e garrafa de água, desde que todos os produtos estivessem sem rótulo e em embalagem transparente.
O candidato em curso no PROVAB, ou Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade, ou Programa “Brasil Conta Comigo” conta com pontuação adicional de 10% em todas as fases do processo de seleção.
A AMRIGS abrange instituições no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Mato Grosso. Veja abaixo a quantidade de vagas disponíveis nos programas de acesso direto por instituição e respectiva taxa de inscrição (os dados abaixo foram divulgados no edital de 2021 com acesso em 2022):
A prova tem duração prevista de até 05 horas. Todas as 100 questões são objetivas e no último ano tinham 4 alternativas cada. Segundo o último edital, o candidato só poderia retirar-se do recinto da prova após 01 hora do início da mesma, sem portar o caderno de provas e 04 horas após o início caso quisesse levar o caderno.
Cada instituição que utiliza a prova da AMRIGS como primeira fase tem o seu método específico de avaliação de segunda fase. Geralmente, os locais têm suas próprias normas e exigências quanto ao currículo.
No último ano, o próprio portal da Fundatec, que estava responsável pelo concurso, disponibilizou um sistema de currículo eletrônico, que foi utilizado como método avaliativo por algumas instituições. Enquanto isso, outras instituições contam com entrevistas além do currículo, que pode ser solicitado impresso, eletrônico, ou conforme particularidades da instituição. Caso as datas das entrevistas coincidam, é possível solicitar a mudança do dia.
É importante saber que o sistema não é interligado entre as instituições e que você não seleciona quais os seus locais prioritários, ou seja, você pode ser chamado por mais de uma instituição ao mesmo tempo, o que faz a lista rodar bastante ao passo que os candidatos são chamados em diferentes locais.
Confira o edital da AMRIGS 2022 completo aqui.
A prova teórico-objetiva da AMRIGS para as vagas de acesso direto é composta de 100 questões distribuídas entre as cinco grandes áreas. Veja abaixo o que mais cai em cada uma delas:
Em Cirurgia, litíase biliar e suas complicações, seguido de hérnias e cuidados pré-operatórios são os temas mais cobrados! Por isso, é bom dar uma boa olhada em indicações cirúrgicas, classificação de Nyhus e pré-operatório em geral. Medicações que devem ser suspensas, exames que devem ser solicitados e quando iniciar o jejum, também são temas recorrentes.
Trauma e a abordagem do paciente politraumatizado, síndrome de obstrução intestinal, pancreatite aguda e abdome agudo também são temas bastante cobrados, sendo a maioria das questões sobre quadro clínico e diagnóstico! Algumas questões apresentam exames de imagem para serem analisados e outras, menos frequentes, solicitam a abordagem cirúrgica.
Na parte de Clínica Médica, psiquiatria é um tema recorrente, por isso vale a pena dar uma olhada nas questões antigas em bloco, para entender o que a banca pede e garantir aquela questão a mais que o seu concorrente não irá acertar. Distúrbios hidroeletrolíticos também foram cobrados com frequência nos últimos anos, e uma dica é ouvir o Podcast “Distúrbios hidroeletrolíticos na AMRIGS – Qual é o Pareto?” disponível nas plataformas de streaming no perfil da JJ Mentoria (link aqui).
Hipotireoidismo também aparece, geralmente questionando sobre diagnóstico e tratamento. No tema diabetes, as condutas são muito abordadas, além das metas do tratamento. O tratamento da HAS também é cobrado, portanto, é importante revisar quais os benefícios e riscos de cada anti-hipertensivo. Mais temas de grande relevância encontram-se na tabela abaixo.
O tema Pediatria conta com muitas questões de doenças exantemáticas (as queridinhas nas últimas provas foram sarampo, exantema súbito e varicela). Aleitamento materno ocupa a segunda posição entre os temas preferidos pela banca. Geralmente, são cobradas as contraindicações, quando suspender e qual a composição do leite materno, comparando com leite de vaca ou fórmula.
Desenvolvimento fisiológico e seus marcos, aquele tema considerado chato por muitos, também é repetidamente cobrado na AMRIGS, e a dica é fazer muitas questões sobre o assunto. Além disso, puberdade fisiológica e patológica, e testes de triagem neonatal também são frequentemente encontrados. Os demais temas de maior relevância estão na tabela.
Em Ginecologia e Obstetrícia um dos assuntos com maior incidência de questões é SOP, portanto dê uma revisada nesse conteúdo, principalmente critérios diagnósticos e quais alterações laboratoriais podem ocorrer. Anticoncepção também foi campeã de questões. Outro tema que costuma cair bastante é assistência ao pré-natal, portanto foco nos exames preconizados e qual a conduta a ser seguida quando temos algum deles alterado. Os demais temas mais cobrados estão descritos na tabela abaixo.
Em Preventiva, ética médica vem sendo o tema com maior frequência nas provas. A maioria das questões são sobre o código de ética médica propriamente dito e as situações nas quais as regras devem ser aplicadas. O segundo tema mais cobrado foi humanização do atendimento médico, focando principalmente no método clínico centrado na pessoa e como aplicá-lo. Além disso, a AMRIGS gosta de cobrar conceitos da atenção primária, níveis de prevenção, e leis e diretrizes do SUS. Dê uma revisada nos 10 temas mais frequentes na prova, abaixo.
Quer saber como é a Residência em um dos hospitais participantes da AMRIGS? Veja abaixo a entrevista com Rafael Fernandes, aprovado em Cirurgia Geral na AMRIGS e UFSC.
Nesta entrevista ela fala sobre como foi a sua preparação para a prova de residência, como tem sido a sua residência, pontos positivos, negativos e muito mais!