Dicas de Estudo

Quer a aprovação na prova de Residência? Não esqueça este material!

Escrito por: Fernanda Nobre
25 de abril de 2022 25/04/2022
4 minutos de leitura 4 minutos de leitura
Quer a aprovação na prova de Residência? Não esqueça este material!

Você sabe qual o material mais importante para sua aprovação na prova de Residência Médica? Continue lendo este artigo!

Conquistar a aprovação na prova de Residência Médica sem ler uma apostila, aula, resumo ou mapa mental é possível, já vimos acontecer. Mas tem um material indispensável na aprovação: questões de provas antigas.

Elas são essenciais para a sua preparação!

Felizmente, a grande maioria das instituições brasileiras disponibilizam as questões das provas dos anos anteriores. Dessa forma você consegue ver como as bancas costumam cobrar os temas que mais caem.

Por que as questões são importantes para a aprovação na prova de Residência Médica?

Se você é aluno da Aristo ou nos acompanha nas redes sociais sabe que as questões são partes fundamentais do efeito teste, ou seja, você vai testar os seus conhecimentos praticando com as questões.

É como aprender um jogo de tabuleiro, você aprende melhor jogando ou lendo as regras?

O mesmo vale para a prova de Residência. Você vai aprender de maneira mais fácil e rápida praticando questões da sua prova prioritária. 

Mas fazer questões no modo automático não adianta! É preciso organizar esse processo, e é aí que entram dois erros que as pessoas cometem ao fazer questões.

Como não fazer as questões

Normalmente as pessoas conseguem organizar bem o estudo teórico, a cada semana ela define 2 a 3 assuntos para estudar e, na maioria das vezes, isso funciona.

Só que as questões não entram nessa organização, elas são deixadas por último e feitas apenas quando as pessoas têm “tempo”, no intervalo de um plantão, no trajeto de volta pra casa, etc. E o fato é que elas devem ser a prioridade.

Além da falta de organização do processo de responder às questões, existe também o nível de dificuldade. Se você escolher questões muito fáceis de fazer, estará fugindo do objetivo do efeito teste que é exatamente testar os seus conhecimentos. 

Se você já possui muito conhecimento sobre algum assunto, não faz sentido fazer questões do mesmo assunto. Assim como fazer questões sobre temas que você acabou de estudar. Estará mais fresco na sua mente e por isso você terá mais facilidade em responder.

Tem que ser desafiador, sem ser impossível.

Como fazer as questões?

Você vai fazer questões de duas formas:

1. Por tema 

Aqui você vai pegar diversas questões do mesmo tema para testar o que sabe sobre o assunto e o que ainda precisa estudar e fazer a revisão.

2. Prova na íntegra e/ou simulado

Aqui você vai responder uma prova antiga do início ao fim com o objetivo de praticar a prova de residência da sua instituição prioritária.

E quando fazer questões?

Quem é aluno da Aristo já sabe exatamente os dias que irá fazer questões com os temas já selecionados, baseados no nível de conhecimento e provas prioritárias, disponíveis na plataforma.

Quem não é aluno da Aristo precisa elaborar uma estratégia para saber quais questões fazer e quando, ou seja, fazer esse processo manualmente.

Por exemplo, na primeira semana de estudo você vai estudar em média 3 temas, faça as questões baseadas nesses temas pelo menos 3 vezes nos primeiros 10 dias após o estudo. Dessa forma você consegue praticar o que estudou. 

A grande questão é que depois de um tempo você já vai ter estudado muitos temas. Neste caso, faça questões sobre os temas que mais caem na sua prova prioritária e os temas que você ainda não domina. Assim, você vai cobrir o que é mais importante e ver quais temas precisam ser revisados. 

É um pouco mais trabalhoso, mas é essencial fazer esse planejamento ao responder questões.

Na Aristo temos aproximadamente 50.000 questões comentadas disponíveis para nossos alunos! Quer conhecer nossa plataforma? Clique aqui!

Receba nossos conteúdos em primeira mão

Assine a newsletter Aristo e receba nossos conteúdos em seu e-mail

Posts relacionados