Dicas de Estudo

Você conhece a metodologia 80/20? Saiba como utilizá-la para passar na Residência Médica!

Escrito por: Lindamey
7 de fevereiro de 2023 07/02/2023
6 minutos de leitura 6 minutos de leitura

O princípio de Pareto é um conceito que tenta explicar diversos fenômenos na natureza, não se limitando somente a medicina e/ou a educação. 

O princípio afirma que 80% de todas as consequências de um fenômeno vem de 20% das causas. 

No dia a dia, em que o ser-humano resolve diversos problemas e tem que lidar com diferentes escolhas, esse princípio pode ajudar já que ele é um padrão que se repete em diversas áreas da nossa vida. 

Pensando em um médico que atenda e administre uma clínica, por exemplo, 80% do faturamento com os pacientes atendidos no seu espaço virá de 20% das doenças. 

Ou seja, esse especialista irá atender sempre uma grande quantidade de pacientes que chegarão à sua clínica em decorrência de um ou dois malefícios específicos que se repetem com maior frequência. 

Caso o médico perceba esse padrão, torna-se muito mais fácil a previsão de casos e, assim, será possível preparar-se mais para atender esses pacientes com agilidade e presteza. 

Algo importante a ser pontuado é que, apesar de sempre estar relacionado a regra 80/20, um pareto, não necessariamente, terá sempre esse valor. 

É possível, por exemplo, que 30% das causas levem a 60% dos resultados ou que 10% das causas terminem em 90% dos resultados. 

Essa relação numérica, na verdade, tem a função de nos mostrar que, para todos os problemas ou resultados que tenhamos, há uma causa central que, caso você consiga focar, é capaz de potencializar seus resultados. 

O princípio de Pareto objetiva indicar no que focar para otimizar processos 

A intenção do princípio de Pareto é, justamente, mostrar onde o foco deve estar. 

A partir disso, você identifica o ponto de foco e pode trabalhar em cima dele. 

Como você já deve ter imaginado, essa é uma lógica que pode ser direcionada aos estudos. 

Você, mais do que ninguém, sabe da imensa quantidade de matérias, temas e assuntos que a graduação de Medicina exige. 

A sua missão, portanto, além de ter que lidar com uma série de outras obrigações no final da faculdade, é ser capaz de absorver todos os assuntos necessários e acertar uma boa quantidade de questões para ser aprovado na prova de Residência Médica.

Por meio da aplicação do princípio de Pareto, é possível identificar quais são os temas e subtemas aos quais você deverá depositar seu foco e, com isso, aumentar exponencialmente a chance de acertar mais questões nas suas provas.

No caso das provas de Residência Médica, por exemplo, através do estudo sistemático de metade dos assuntos de prova, já há uma grande possibilidade de atingir uma percentagem de 82% de acerto. 

Como o princípio de Pareto pode influenciar seu estudo para a prova de Residência Médica? 

Analisando as provas de anos anteriores, é possível observar qual a tendência de cobrança de assuntos que uma banca pode ter. 

Portanto, se você quiser saber qual é o Pareto, não só das provas de residência médica de forma geral, mas também da sua prova em específico, analisar questões passadas é a melhor forma de direcionar a sua preparação. 

Você também pode utilizar o princípio de Pareto para ajudar no seu controle de tempo de estudo, com a intenção de criar um processo bem mais produtivo. 

Se, no seu caso, por exemplo, você reserva 2h de estudo por dia, é possível tirar 20% desse tempo para mapear os temas e separar as questões que são mais importantes para você focar posteriormente.

Como a Aristo te entrega um método elaborado com base no princípio de Pareto para você utilizar durante a sua preparação?

JPG_Pessoas em volta de uma mesa debatendo sobre a prova de Residencia Medica_Aristo

O princípio de Pareto é fundamental para aqueles que desejam ter uma preparação profissional para a prova de Residência Médica. 

No entanto, como foi possível perceber, você vai precisar de certo tempo adaptando a sua rotina tradicional de estudos de modo que ela possa atender ao método 80/20. 

Na Aristo, nossos materiais já estão 100% adaptados à metodologia 80/20 desde a sua origem.

Nos dedicamos anos e anos a aprimorar todo o conteúdo do nosso curso de modo que eles possam oferecer o máximo de produtividade para os nossos alunos. 

Isso faz com que haja muito mais facilidade com essa organização pois os mesmos já possuem sinalizado qual é o grau de relevância de cada um dos temas em nossa plataforma.  

Em nossa plataforma o estudo é personalizado e damos a cada instituição diferente de acordo com a ordem escolhida por você

Além disso, todas as nossas aulas estão construídas de acordo com um Pareto que é o subtópico principal de determinado assunto, ou seja, aquele que mais cai em prova.

Além das aulas, cada questão registrada no nosso banco de dados, possui subtemas que nós chamamos de CCQs (Conhecimento Chave por Questão).

São nesses pontos que nossos alunos devem focar. 

Esse é o mesmo raciocínio que utilizamos nos roteiros de estudo, mapas mentais e flashcards. 

Isso porque, os materiais que produzimos para nossos alunos são fruto da análise apurada das provas dos últimos cinco anos sobre determinado tema. 

Uma vez identificados os assuntos que possuem maior incidência na prova, elaboramos nossos flashcards que servirão de base para nosso roteiro de aula e mapa mental. 

Ademais, em nossa plataforma buscamos, além de fornecer um material focado nos temas centrais para a prova de Residência Médica, também levar em consideração o grau de dificuldade do aluno para cada um desses temas. 

Isso quer dizer que todas as atividades e tarefas são estritamente focadas na performance, abordando temas que, com toda a certeza, cairão na sua prova.

Não perca tempo, conheça a nossa plataforma e comece a se preparar de maneira profissional para as suas provas de Residência Médica. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão

Assine a newsletter Aristo e receba nossos conteúdos em seu e-mail

Posts relacionados