- Residência Médica
Intensivo Residência Médica: Planejamento e Disciplina
7 minutos de leitura
Conheça, nas próximas linhas, quatro principais técnicas para você utilizar na sua preparação para a Residência Médica e, dessa forma, alcançar mais foco no seu estudo diário.
Você já teve a sensação de estar traindo a si mesmo?
A verdade é que essa é uma percepção bastante comum dentre a maioria dos estudantes e, principalmente, aqueles que estão se dedicando a processos seletivos extensos, demandantes e complicados.
Um exemplo são os candidatos à prova de Residência Médica.
Independentemente da quantidade de fases, questões e tipo de instituição, o processo seletivo para o qual se prepara qualquer candidato que deseje alcançar a sua vaga e tornar-se especialista em uma área específica demanda um estudo focado e muito comprometido.
Sem esses elementos torna-se praticamente impossível conquistar a aprovação quanto mais uma boa colocação, não é mesmo?
Acontece que o nosso cérebro não é uma máquina que não consegue focar 100% do tempo em apenas uma tarefa.
É por isso que, no meio de uma sessão de estudos importantes, por vezes, acabamos nos desencontrando e torna-se difícil recuperar o ritmo.
Apesar de poder ser influenciada por outros aspectos como tempo de sono, prática de atividade física etc., a criação de foco é um processo que precisa ser executado continuamente até que você, como estudante/candidato, consiga ter o transformado em hábito.
Essa é uma técnica bastante famosa que consiste em uma estratégia de gerenciamento de tempo a qual divide o trabalho em blocos de tempo, geralmente de 25 minutos, chamados de “Pomodoros”.
Cada um desses “pomodoros” são seguidos por uma pausa curta de 5 minutos e, após completar quatro pomodoros, é possível fazer uma pausa mais longa de 15 a 30 minutos.
Essa é uma ótima opção para quem deseja ter uma “folga” entre os períodos de dedicação a uma tarefa, já que o intervalo entre as atividades acaba “refrescando” a mente e preparando a pessoa para retornar para o trabalho com muito mais concentração.
A atenção plena é uma técnica que envolve estar totalmente presente nos momentos, sem julgamentos. Isso ajuda a acalmar a mente e melhora a concentração.
Para ser ainda mais produtivo para você, busque fazer meditação mindfulness por alguns minutos antes de iniciar a tarefa sobre a qual você irá depositar a sua atenção nas próximas horas.
Ela servirá para redirecionar a sua mente para a tarefa sempre que for necessário e você estiver perdendo o foco.
Se você está buscando ter mais foco no seu dia a dia é porque já deve ter sentido os efeitos nocivos que as distrações acabam ocasionando na sua concentração diária.
Para amenizar os efeitos dessas interrupções, busque, por exemplo, desligar as notificações do seu celular, manter sua mesa limpa e livre de itens que não estão relacionados ao seu estudo.
Além disso, encontre um local tranquilo onde possa se concentrar sem interrupções!
Dessa forma, você alcança um estudo ainda mais produtivo e com foco através de pequenos ajustes.
Aqui na Aristo, por exemplo, ao entrar na tela inicial da plataforma, o aluno já tem acesso aos principais métodos de estudo que utilizamos.
São mapas mentais, revisões inteligentes, simulados e muitos outros materiais elaborados com foco na personalização do estudo.
Nosso método de ensino baseia-se em evidências científicas e aplicamos as principais descobertas da ciência em nossos produtos para aumentar as suas possibilidades de alcançar a nota necessária.
Ao entrar na Aristo Class, você tem acesso a revisão Inteligente (100% personalizada pautada nos assuntos mais importantes conforme a sua prova e o seu objetivo) e ao simulado inteligente baseado em uma prova com características semelhantes às provas que você deseja passar.
Tudo para tornar ainda mais certo o seu caminho até a aprovação!