Dicas de Estudo

Base fraca na Residência Médica? prepare-se corretamente para a prova em 2023.

Escrito por: Lindamey
12 de janeiro de 2023 12/01/2023
7 minutos de leitura 7 minutos de leitura
Cursos Aristo têm a melhor metodologia de preparação. Mulher jovem em sobrecarga de estudo.

Durante os estudos para a sua prova você já chegou a perceber que possui uma base fraca de estudos para passar na Residência Médica?

Pois é! Isso, na verdade, é mais comum do que você imagina!

No Brasil, muitos são os alunos e médicos que, antes de serem aprovados na Residência Médica, creem possuir uma base fraca para a prova e os motivos para essa percepção podem ser os mais diversos.

Seja porque eles acreditem que tiveram uma formação não tão boa fora do Brasil, seja porque eles consideram que se formaram em uma universidade com ensino que deixou bastante a desejar.

Apesar disso, sabemos que é possível sim que alguém, independente do nível de conhecimento que possuía ao iniciar, tenha grandes chances de evoluir para alcançar a aprovação.

Portanto, apesar de o entendimento do seu nível de início ser essencial com esforço, dedicação e a estratégia adequada de estudos, é possível modificar esse fator.

Mulher jovem com um computador no colo enquanto digita. Através de uma boa estratégia é possível reverter a base fraca nos estudos para a Residência Médica.

Além disso, o quanto a sua base é realmente fraca para a Residência Médica?

Não sei se você já parou para refletir mas talvez um exagero ou uma exigência desmedida podem sim fazer você ter uma falsa percepção das suas competências e do quanto você é capaz de alcançar.

Não quero dizer que pessoas que precisem ajustar sua base de conhecimento de modo que ela se torne cada vez mais forte não existam.

Apenas faço um lembrete de que, muitas vezes, o que acreditamos ser um nível de conhecimento deficitário nada mais é que a média.

Para aumentar seu nível, busque equilibrar teoria e prática

Mulher negra jovem sentada em frente ao computador enquanto anota algo em um papel. Através de uma boa preparação é possível reparar os problemas de base fraca enfrentados por um candidato a Residência Médica.

Geralmente, quando o aluno se dá conta de que a sua base precisa ser revista, a primeira forma que ele encontra de tornar isso possível é mergulhando de cabeça nos livros e na teoria das questões como um todo.

Ele acredita que estudar 12h por dia e ler a maioria do material sobre o tema, será um investimento inteligente que o fará estar mais perto de conseguir superar essa dificuldade.

A verdade, no entanto, é outra.

A teoria é sim muito relevante mas, assim como a formação na medicina exige uma carga horária densa de prática, para conseguir um bom desempenho na prova, você precisará colocar a “mão na massa.”

Nesse caso, o mais indicado é dedicar-se a elaborar bons simulados com atenção.

Outro ponto também bastante relevante é dedicar-se a entender a dinâmica da sua prova além de outros aspectos também relevantes sobre o modo como você irá fazer a resolução do seu exame.

Em nosso artigo, você encontra como fazer a sua organização para a prova de Residência Médica em 6 passos mais 5 dicas.

O que faz você realmente conseguir superar as limitações de uma base considerada fraca é um conjunto de comportamentos que devem ser hábitos para você.

Algumas das ações principais que, se implementadas, conseguem te trazer muito mais resultado são, por exemplo, o uso do efeito teste, a revisão espaçada e o direcionamento do conteúdo.

Sem eles, as suas chances de continuar sofrendo com o despreparo continuarão altas.

Quer superar a base fraca para a Residência Médica? Seja realmente produtivo!

Falar sobre produtividade é algo complexo que envolve muito mais que apenas a motivação de passar ou de superar seus resultados anteriores.

Antes de mais nada, é preciso entender que a produtividade possui muito a ver com a disciplina.

Portanto, para você conseguir um resultado muito maior do que espera, será necessário resolver questões diariamente, responder as provas antigas do seu interesse na integra e/ou simulados semanais, por exemplo.

Qual a melhor estratégia de estudos a ser utilizada por quem possui uma base fraca?

A estratégia é um elemento fundamental para a preparação em qualquer processo seletivo.

Quando o assunto é recuperar o tempo perdido nos estudos com qualidade, ela se torna ainda mais importante.

Até porque é impossível ter disciplina, algo imprescindível para um bom resultado, sem que haja uma boa organização estratégica antes.

Como você deve saber, no entanto, dependendo do caso, a estratégia utilizada pode ser diferente.

Isso quer dizer que a estratégia de quem já está mais estruturado em seu nível de conhecimento não é a mesma de quem não está.

Portanto, para quem possui a necessidade de evolução nesse aspecto o mais adequado, por exemplo, pode ser fazer mais questões e elaborar flashcards baseados nessas questões que ajudem a retomar o tema posteriormente.

Em um cenário em que a pessoa cometa muitos erros em questões, ela deve retomar a teoria, para o conteúdo direcionado, revisando-os.

Dessa maneira cíclica, resolvendo questões, verificando erros e os solucionando, de modo que haja o aprendizado constante, é muito mais efetivo reverter uma base fraca.

Na Aristo é comum a melhora considerável no desempenho dos alunos

Na Aristo, há diversos casos de ex-alunos que conseguiram aumentar sua pontuação e, consequentemente, o desempenho obtido na prova através de uma boa dedicação e dos recursos que a nossa plataforma oferece.

Veja, por exemplo, esse caso de melhora de pontuação! Nosso ex-aluno conseguiu aumentar 34 pontos na prova de Residência Médica estudando por meio de nosso método.

Como construir uma base sólida?

Antes de mais nada, organize-se!

Tenha bem claro onde você quer chegar, qual a residência de sua escolha, qual deve ser a intensidade do seu estudo e como você irá modular seu ambiente e o seu comportamento para alcançar um melhor resultado.

Busque também por métodos e materiais que consigam oferecer a segurança que você precisa para estudar com qualidade.

A experiência de anos que a Aristo possui ajudando novos médicos a se tornarem residentes nos levou a buscar atender a todos os tipos de necessidade de melhora que eles possuem.

Isto é, desde o aluno que ainda se encontra na Universidade e que deseja iniciar a sua preparação o quanto antes até o que se encontra formado mas precisa reforçar o conhecimento para conseguir passar.

Para o primeiro caso, está disponível, por exemplo, o curso extensivo R1 programado.

Já para a segunda situação, onde se encontram geralmente os alunos que consideram a sua base fraca, a Aristo criou o curso Intensivo R1, indicado para quem quer dar um gás na reta final da preparação para as provas de Residência.

Ainda dentre os nossos cursos está o intensivo voltado para os alunos de 5º ano no qual nós oferecemos as ferramentas e as informações estratégicas para quem quer dar um gás na reta final da preparação para as provas de Residência.

Para te ajudar a vencer os problemas da base fraca, a Aristo oferece a você, além do planejamento semanal de estudos, a revisão espaçada, estudo prático com flashcards, personalização do estudo e revisão através de inteligência artificial.

Quer ter uma base sólida de conhecimento? Faça sua inscrição na Aristo aqui!

Receba nossos conteúdos em primeira mão

Assine a newsletter Aristo e receba nossos conteúdos em seu e-mail

Posts relacionados