- Dicas de Estudo
SCMBH 2024: Temas quentes que caem na prova
6 minutos de leitura
Você já sentiu como se tivesse esquecido tudo o que estudou? Veja aqui como parar de esquecer o que estudou.
Você já sentiu andando em círculos na preparação para a prova de Residência? Como se já tivesse esquecido tudo o que estudou depois de alguns meses?
Pode respirar de forma aliviada, isso é perfeitamente normal.
Estudar e esquecer é um ciclo natural, mas para reter conhecimento de forma efetiva e aumentar o seu desempenho na prova é preciso quebrar o ciclo do esquecimento.
Então, como parar de esquecer o que estudou para a prova de Residência Médica? É isso que vamos responder logo abaixo.
Memorizar algo requer o auxílio de alguns fatores e existem dois gatilhos que ajudam na retenção de memória a longo prazo:
Quando algum evento, informação ou conteúdo gera uma grande emoção. Como seu primeiro dia de aula na faculdade de medicina, por exemplo, ou sua festa de formatura.
A questão é que isso dificilmente se aplica à preparação para a prova de residência. Dificilmente você vai se emocionar com algum tema a ponto de memorizá-lo a longo prazo.
Tudo o que você faz repetidamente é fixado de forma perene. Como o endereço ou telefone de alguém muito próximo que você tem contato constantemente. Ao repetir a informação de maneira constante ela se mantém na sua memória de longo prazo.
Mas os temas da medicina não são um número de telefone ou um endereço não é mesmo? É por isso que neste caso usamos a revisão repetida e espaçada.
Um dos pilares da metodologia que ajudam na retenção do conhecimento é a revisão, não apenas a revisão integral do conteúdo já estudado, mas uma revisão feita de forma planejada, organizada e testada.
Por isso, repita comigo diversas vezes: Se você não repetir, você vai esquecer!
A revisão é muito mais importante do que tentar cobrir detalhes da medicina. Você não vai conseguir memorizar a medicina inteira, isso é um fato. Então, aproveite este momento para desapegar disso e vamos seguir em frente.
Se você revisar testando seus conhecimentos, a chance de memorizar um conteúdo é muito maior do que apenas ler o conteúdo novamente.
Voltando ao exemplo do número de telefone, se você tentar memorizar o número por um certo período e eu te perguntar depois qual é, pode ser que você erre alguns dígitos. Então, você vai olhar o número novamente, como um gabarito, e revisar a informação.
Esse é o estudo ativo, conhecido na Aristo como efeito teste.
Esse formato vai além de ter um contato passivo com a informação, como ler o número. É uma forma de tentar chegar na informação de forma ativa. Você cria uma nova rede neuronal para chegar naquele conteúdo.
Segundo estudos, a pessoa que revisa por meio de testes tem em média um aproveitamento 50% maior em provas. Ou seja, você vai ler o conteúdo e depois fazer questões e flashcards sobre o mesmo conteúdo.
Resumindo, você só aprende fazendo!
Se quiser se aprofundar neste tema, assista ao nosso podcast na íntegra logo abaixo ou no Spotify.