Dicas de Estudo

Direcionar o estudo para a prova de Residência por instituição ou estado?

Escrito por: Fernanda Nobre
3 de maio de 2022 03/05/2022
3 minutos de leitura 3 minutos de leitura
Direcionar o estudo para a prova de Residência por instituição ou estado?

Direcionar estudo para a prova de Residência não significa estudar somente para uma prova de uma determinada instituição ou estado.

Não sei se percebeu, mas essa pergunta tem uma pegadinha.

Falamos muito sobre estudo direcionado e como ele é fundamental para torná-lo mais produtivo. Mas direcionar estudo para a prova de Residência não significa estudar somente para uma prova de uma determinada instituição ou estado.

É preciso existir um meio termo. 

Se você não direcionar seu estudo, pode ser que você estude temas que não caem com tanta frequência nas provas, tornando seu estudo improdutivo. Se você estudar focado em apenas um parâmetro, como o estado ou a instituição, você pode deixar de estudar temas relevantes.

Direcionar o estudo para a prova de Residência por instituição ou estado?

Vamos falar um pouco sobre o equívoco de pegar esses atalhos na preparação.

Estudar para as provas de um estado

É um tipo de direcionamento que não faz muito sentido. Sim, existem provas do mesmo estado que são muito similares, mas também existem provas que não tem nada a ver uma com a outra.

Vamos pegar o estado de São Paulo como exemplo. Se você comparar a prova do SUS-SP com a do Einstein, verá que são provas completamente diferentes. O mesmo acontece com a prova da Santa Casa e da Unicamp.

Estudar para a prova de uma instituição

Se você apostar todas as suas fichas em apenas uma prova, os riscos são maiores. 

Afinal de contas, mudanças acontecem e não podemos prever se a prova seguirá as mesmas tendências dos últimos anos. 

Provas de grandes instituições podem ter uma mudança radical de um ano para outro e colocar todo seu planejamento de estudo a perder. 

Seja mudança no formato como no conteúdo. 

Já tiveram provas que eram discursivas e se tornaram objetivas e vice-versa. Agora temos também as provas multimídia. Por isso, apostar todas as suas fichas em apenas uma prova não é o ideal.

Existem também as mudanças sutis em relação ao conteúdo, a incidência dos temas que caem na prova pode mudar de um ano para outro. A princípio imperceptível, ela pode mudar muito de uma hora para outra, ainda mais se for uma instituição de muita qualidade.

Além disso, direcionar para uma única prova de Residência ao longo das 50 semanas de estudo é impossível, você acaba estudando menos e tem a falsa sensação de que está sendo mais produtivo.

Direcionar o estudo é estudar MAIS o que cai com MAIS frequência nas provas de Residência

E o direcionamento da Aristo é exatamente esse, direcionar os temas que mais caem de uma forma geral e praticar com questões e provas na íntegra da instituição prioritária do aluno.

Se você tem um alto desempenho, as chances de se sair bem em diferentes provas é muito maior. Quem se sai bem nas provas mais concorridas do país, se sai bem em todas as provas.

E para aumentar o seu desempenho na prova, independentemente da sua escolha, você só precisa focar em duas coisas: regularidade de estudo e produtividade. Ou seja, você precisa estudar quase todos os dias e focar no estudo prático e revisão teórica dos seus erros.

Quer saber como estudar com direcionamento e escolher a sua Residência Médica? Faça parte da Aristo!

Receba nossos conteúdos em primeira mão

Assine a newsletter Aristo e receba nossos conteúdos em seu e-mail

Posts relacionados