- Editais e Provas
SCMBH: Confira o edital da prova e dicas para preparação
7 minutos de leitura
Fonte: EBSERH
EBSERH divulga chamada de instituições para a 4ª edição do ENARE. Saiba tudo sobre e qual o cronograma do processo seletivo para 2023!
O Chamamento objetiva a adesão de instituições ao processo seletivo de Exame Nacional de Residência – Enare – 4ª (quarta) edição (2023/2024), cujas inscrições para os candidatos neste ano estão previstas para 23 de agosto a 14 de setembro de 2023.
A Chamada Pública, recentemente divulgada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vem para explicar sobre os procedimentos de adesão das Instituições Públicas e Privadas ao Enare, cuja 4ª edição será feita entre 2023/2024.
A adesão das instituições deverá ser feita do dia 10.07.2023 a 02.08.2023.
Às Instituições Públicas e Instituições Privadas sem fins lucrativos, devidamente reconhecidas pelo MEC, que ofertam Programa de Residência Médica e/ou Programa de Residência Multiprofissional e em Área Profissional de Saúde.
Ok, mas você deve estar se perguntando: e no que esse edital influencia na minha trajetória como candidato(a) à prova?
A publicação desse documento é de extrema importância para quem deseja fazer o ENARE, já que a divulgação da data cumpre a primeira etapa de um cronograma que se estende até dezembro de 2023, segundo o site da Ebserh.
Qual o cronograma para a próxima prova do Enare em 2023?
Segundo informações da própria Ebserh, para o próximo Enare, o processo seletivo seguirá a seguinte lógica:
Adesão das Instituições | 10.07.2023 a 02.08.2023 |
Inscrição de candidatos | 23.08.2023 a 14.09.2023 |
Data da prova | 29.10.2023 |
Divulgação do resultado preliminar da análise curricular | 06.12.2023 |
Divulgação do Resultado da análise curricular pós recurso e nota final | 20.12.2023 |
O Exame Nacional de Residência Médica é uma avaliação realizada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH/MEC) que tem o objetivo de oferecer mais oportunidades em vagas nas Residências Médicas das áreas médica, multi e uniprofissional.
A prova do ENARE tem duas fases:
A primeira fase do ENARE, de caráter eliminatório e classificatório, corresponde a 90% da nota final e consiste em uma prova escrita que contém 100 questões objetivas de múltipla escolha, com 5 opções de resposta cada. Os candidatos têm até 4 horas para responder a todas as questões.
No caso das provas de Acesso Direto, o exame é composto por 100 questões divididas igualmente entre as grandes áreas da medicina como Cirurgia Geral, Pediatria, Clínica Médica, Medicina Preventiva e Social, ainda, Ginecologia e Obstetrícia, por exemplo.
A segunda fase é de caráter eliminatório e classificatório, representando 10% da nota final e consistindo na análise do currículo dos candidatos.
Nessa fase, é muito importante que o candidato tenha ido muito bem na prova objetiva.
Para ser admitido para essa próxima etapa, é necessário que ele tenha alcançado, no mínimo, 50% dos pontos da prova objetiva.
Além disso, a aprovação no ENARE exige que haja uma boa avaliação de alguns componentes do currículo do candidato.
Veja abaixo quais são esses componentes:
A Aristo oferece a melhor metodologia de preparação, alinhando conteúdos e estratégias para garantir a sua aprovação. Clique no botão abaixo e conheça nossos cursos!