Editais e Provas

Exame Nacional de Residência Médica – ENARE 2023-2024: guia completo

Escrito por: Lindamey
8 de agosto de 2023 08/08/2023
8 minutos de leitura 8 minutos de leitura

Acompanhe todos os detalhes sobre o ENARE 2023-2024 acessando o edital nº 03/2023 da EBSERH.

O que é o Exame Nacional de Residência Médica – ENARE

Organizado desde 2020 pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), o Exame Nacional de Residência Médica (ENARE) foi implementado para centralizar o acesso aos programas de residência médica, uni e multiprofissional.

A edição atual do ENARE é a terceira, contando com a adesão de um número crescente de instituições e maior oferta de vagas em todo o país. Considerando apenas as vagas para residência médica, passou de 10 instituições e 304 vagas em 2020, para 64 instituições e 2.421 vagas em 2021, 77 instituições e 2.594 vagas em 2022 e 3.157 vagas em 2023 distribuídas entre diversas instituições do Brasil. 

Veja a lista das vagas ofertadas para a área médica em 2023.

Vantagens do ENARE

A possibilidade de disputar vagas em diferentes instituições com o resultado de uma única prova, realizada em diversas cidades do país, implica redução de custos para os candidatos – tanto com taxas de inscrição quanto com os eventuais deslocamentos para realização de provas.

A adoção de diferentes critérios de avaliação e a sobreposição de calendários tendem a dificultar o planejamento dos candidatos – ensejando vagas ociosas.

Um processo seletivo unificado permite simplificar a burocracia e democratizar o acesso, contribuindo para a diminuição da quantidade de vagas ociosas nas instituições participantes – de modo que ambos, candidatos e instituições, colhem benefícios.

Cronograma e etapas do ENARE 2022-2023

Confira o cronograma completo do ENARE 2023-2024.

O edital nº 03/2023 da EBSERH foi publicado no dia 07 de agosto, estabelecendo o período de inscrições de 23 de agosto a 14 de setembro de 2023. A taxa de inscrição é no valor de  R$ 310,00, e o procedimento deve ser realizado por meio do site oficial do ENARE.

O processo seletivo é voltado para médicos formados ou formandos em medicina com colação de grau prevista para, no máximo,  a data do início do programa ao qual está concorrendo, sendo vedada a participação na seleção de estudantes de Medicina que concluirão o curso após esta data, assim como médicos não habilitados.

O exame será dividido em duas etapas. São elas: prova escrita e análise de currículo, e neste ano, conta com opção de 53 locais para realização, distribuídas por todo o Brasil.

A primeira fase, de caráter eliminatório e classificatório, corresponde a 90% da nota final. A prova escrita tem aplicação prevista para o dia 29 de Outubro, terá duração de 4 horas e será composta por 100 questões objetivas de múltipla escolha, com 5 opções de resposta.

A segunda fase é de caráter eliminatório e classificatório, representando 10% da nota final, consistindo em análise curricular

Estarão habilitados os candidatos que pontuarem pelo menos 50% na primeira fase. Os componentes do currículo avaliados são:

  • Histórico escolar da graduação em medicina;
  • Atividades de pesquisa, extensão, estágio, monitoria e representação discente;
  • Publicação e apresentação de trabalhos científicos;
  • Proficiência em línguas estrangeiras.

Atenção: A análise curricular dos Programas de Residências com PRÉ-REQUISITO ESPECIALIDADE OU ÁREA DE ATUAÇÃO; e PRÉ-REQUISITO ANO ADICIONAL observará a pontuação e os critérios definidos na tabela presentes entre as páginas 19 e 20 do edital

bonificação de 10% prevista para candidatos que tiverem cumprido integralmente (1 ano) o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB). A lista pode ser consultada no site oficial: PROVAB — Ministério da Educação (www.gov.br).

Outros profissionais aptos a ganhar a bonificação são aqueles que  completaram os 2 anos do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade/Medicina Geral de Família e Comunidade (PRMGFC).

A escolha para admissão na instituição poderá ocorrer em 03 (três) oportunidades:

1ª oportunidade

Período de escolha para admissão: 22/01 à 26/01/2024 

Durante esse período, o candidato deverá escolher uma instituição que possui vaga para o programa de residência escolhido no ato da inscrição do Enare. 

2ª oportunidade

Período de escolha para admissão: 26/02 a 27/02/2024

Caso não se classifique dentro do número de vagas ofertadas, o candidato poderá escolher dentre as vagas não preenchidas do programa escolhido no ato da inscrição e participar do cadastro reserva da nova instituição escolhida.

3ª oportunidade 

Período de escolha para admissão:  12/03 a 13/03/2024

Somente será disponibilizada para candidatos que não estejam dentro dos seguintes status de convocação para matrícula: convocado; aceitou convocação; matriculado ou matrícula militar trancada. 

Acesse as listas completas de programas e vagas para o ENARE 2023-2024.

Perfil e histórico da prova

A tendência observada nas duas primeiras edições do ENARE é de uma média relativamente alta de questões anuladas: no primeiro ano, nove questões foram anuladas e, no segundo, seis.

Trata-se de uma prova em que as perguntas diretas predominam sobre as análises de casos clínicos. A maioria das questões é de nível fácil, e conceitos de anatomia costumam ser enfatizados.

Os conteúdos mais explorados incluem antibioticoprofilaxia em cirurgias, câncer gástrico, prevenção (tipos de prevenção e exames), sinais de semiologia e identificação de ECG – especialmente taquiarritmias. Na preventiva, o enfoque no SUS e seu funcionamento é notável. Vale a pena investir em questões sobre ética médica, também.

Da primeira (2020/2021) para a segunda (2021/2022) edição, observa-se crescimento no número de questões sobre conceitos bioestatísticos, envolvendo contas e indicadores/razões. A maioria das questões foi mantida em nível fácil, e houve pequena redução na incidência dos conteúdos de anatomia.

Quais os 5 temas mais cobrados em cada grande área?

Cirurgia Geral:

Tema 1: Peroperatório 

Tema 2: Abdome agudo 

Tema 3: Câncer de estômago 

Tema 4: Trauma 

Tema 5: Câncer de tireoide 

Clínica Médica

Tema 1: Asma 

Tema 2: Dermatologia 

Tema 3: Hipertensão arterial sistêmica 

Tema 4: Taquiarritmias e bradiarritmias 

Tema 5: Artrites 

Ginecologia e Obstetrícia

Tema 1: Parto

Tema 2:  Sangramentos na gravidez 

Tema 3: Pré-natal Total 

Tema 4: Anticoncepção

Tema 5: Câncer de colo do útero 

Pediatria

Tema 1: Reanimação neonatal 

Tema 2: Alergoimunologia pediátrica 

Tema 3: Cardiologia pediátrica 

Tema 4: Cirurgia pediátrica 

Tema 5: Emergências pediátricas 

Saúde Coletiva:

Tema 1: Atenção Primária à Saúde 

Tema 2: Vigilância epidemiológica

Tema 3: Ética Médica 

Tema 4: SUS 

Tema 5: Indicadores de saúde

Principais dicas de prova para você se sair muito bem no ENARE

Dica 01

A maioria das questões perguntam sobre diagnóstico e conduta. Porém, questões de anatomia também aparecem.  Temas como os locais de estreitamento anatômicos do esôfago, os componentes do anel inguinal e a vascularização do intestino grosso são alguns exemplos.

Dica 02

Algumas questões podem se repetir. No ano de 2022, dentro da prova de Clínica, havia uma questão sobre o fenômeno (ou síndrome) de Eisenmenger e outra sobre o mecanismo de ação dos anticoagulantes orais. No ano de 2023, tivemos mais duas questões exatamente com esses temas. Não deixe treinar e aprender com as provas antigas! 

Dica 03

O ENARE gosta de pegadinhas. É muito importante ler as alternativas de forma atenta, prestando atenção a todas as palavras. Quer um exemplo? Uma alternativa trazia a descrição perfeita da síndrome de Peutz-Jeghers, mas pecou ao dizer que esse era um distúrbio recessivo, o que levou muitos alunos ao erro.

Dica 04

Os casos clínicos longos não são muito comuns. Esperamos que a prova tenha mais questões diretas ou casos clínicos mais curtos, contendo apenas as informações essenciais para compreender o contexto.

Dica 05

Em relação à avaliação de imagens, até o momento, as questões trouxeram eletrocardiograma, partograma e mamografia. Então capriche no estudo desses temas.

Dica 06

A maioria das questões é de nível fácil e médio. Entretanto, no último ano, foram cobrados alguns conhecimentos bem específicos, como a dose de medicações (carvedilol e carbegolina) e a fisiologia da dor.

Dica 07

Como essa é uma prova nova, que começou a ser aplicada em 2021, é importante termos na ponta da língua alguns CCQ sobre os tópicos mais cobrados, porém não podemos negligenciar outros temas. 

Esse pode ser o seu diferencial em relação aos outros candidatos!

Relato de ex-aluno Aristo

Larissa foi aprovada na Residência Médica de Dermatologia – ENARE, SUS-SP e Especialização na Santa Casa de São Paulo. Fez cursinho tradicional em 2019 e 2020, mas sua nota piorou de um ano para o outro, mesmo tendo estudado mais em 2020. Entrou na Aristo em 2021, ajustou a metodologia e conseguiu a aprovação!

Foi assim que ela conquistou 84 pontos no ENARE e foi aprovada em Dermatologia.

Quer ser aprovado no ENARE 2023-2024? A Aristo oferece a melhor metodologia de preparação, alinhando conteúdos e estratégias para garantir a sua aprovação. Clique abaixo e conheça nossos cursos.

Receba nossos conteúdos em primeira mão

Assine a newsletter Aristo e receba nossos conteúdos em seu e-mail

Posts relacionados