- Editais e Provas
Prova R1: dicas preciosas para a reta final
7 minutos de leitura
Que o ENARE é uma forma de centralizar e deixar o processo seletivo das residências uni e multiprofissionais mais simplificado, isso você já deve saber!
No entanto, apesar de bastante conhecido entre os estudantes e concluintes do curso de medicina, esse programa, organizado desde 2020 pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e vinculado ao Ministério da Educação (MEC), ainda desperta muitas dúvidas entre os candidatos!
Se você for um desses candidatos com dúvidas sobre a prova, seja a respeito do seu formato, métodos de avaliação, dentre outras. Buscaremos resolver todas elas neste artigo com as principais dicas de estudo para você conseguir a sua aprovação no ENARE.
Quais as informações estratégicas mais importantes que o candidato deve saber antes de prestar a prova? Quais são as dicas para ele ser capaz de fazer a melhor resolução de prova possível?
Saiba tudo aqui!
Resumidamente, o Exame Nacional de Residência Médica é uma avaliação realizada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH/MEC) que tem o objetivo de oferecer mais oportunidades em vagas nas Residências Médicas das áreas médica, multi e uniprofissional.
A prova do ENARE tem duas fases:
A primeira fase do ENARE, de caráter eliminatório e classificatório, corresponde a 90% da nota final e consiste em uma prova escrita que contém 100 questões objetivas de múltipla escolha, com 5 opções de resposta cada. Os candidatos têm até 4 horas para responder a todas as questões.
Nesse ENARE de 2022/2023, a aplicação da prova ocorreu no dia 06 de novembro de 2023, contando com a inscrição de 27.756 candidatos (segundo a EBSERH).
No caso das provas de Acesso Direto, o exame é composto por 100 questões divididas igualmente entre as grandes áreas da medicina como Cirurgia Geral, Pediatria, Clínica Médica, Medicina Preventiva e Social, ainda, Ginecologia e Obstetrícia, por exemplo.
A segunda fase é de caráter eliminatório e classificatório, representando 10% da nota final e consistindo na análise do currículo dos candidatos.
Nessa fase, é muito importante que o candidato tenha ido muito bem na prova objetiva.
Para ser admitido para essa próxima etapa, é necessário que ele tenha alcançado, no mínimo, 50% dos pontos da prova objetiva.
Além disso, a aprovação no ENARE exige que haja uma boa avaliação de alguns componentes do currículo do candidato.
Veja abaixo quais são esses componentes:
Atenção: No ENARE, os candidatos que conseguem as melhores notas ganham destaque em relação aqueles com notas mais baixas e isso define quem ocupará as vagas disponíveis.
Fazer e refazer as questões, atentando-se, principalmente, à correção de erros é um processo primordial.
No entanto, antes de sair por aí resolvendo todo o tipo de questões da prova, busque se planejar da maneira mais adequada possível.
Para um planejamento de qualidade, foque no teste direcionado do seu conhecimento, ou seja, focando nas questões que realmente são estratégicas e capazes de fazer você alcançar uma nota mais alta.
Como nós da Aristo sabemos que a desorganização é o primeiro passo para a desmotivação, disponibilizamos todos os recursos em nossas ferramentas para que você não se preocupe com absolutamente mais nada além de acessar a plataforma diariamente e cumprir suas metas semanais de estudos.
Como falamos anteriormente, durante a fase do planejamento, é necessário priorizar um estudo mais voltado para a prática, antes de mais nada.
Isso significa que o candidato que deseja se sair bem na prova, além de concluir simulados com frequência, precisará, ainda, diariamente estar em dia com as questões que ele precisará enfrentar no momento da prova.
Para ajudar nessa seleção, é possível começar com a análise do seu desempenho nos simulados que você já concluiu, por exemplo.
A partir dos erros cometidos nas questões, será possível identificar os assuntos sobre os quais você possui mais dúvidas, tornando-os o foco da sua prática.
No entanto, apenas identificar quais são esses temas não é suficiente. Para que esse mapeamento surta efeitos práticos, introduza-os diariamente na sua meta de resolução de questões.
Assim, você pratica com mais frequência as suas fraquezas para conseguir alcançar uma melhor nota na primeira etapa da prova.
Na metodologia que utilizamos na Aristo, cada questão registrada no nosso banco de dados, possui subtemas que nós chamamos de CCQs (Conhecimento Chave por Questão).
São nesses pontos que nossos alunos devem focar.
No caso das provas do PSU-MG, o tema sobre tumores tireoidianos e câncer de tireoide podem ser considerados como um tema pareto já que eles caem com muito mais frequência na prova.
Outra dica que damos caso você queira se sair muito bem na sua prova do ENARE é buscar focar em matérias estratégicas.
Na maioria dos processos seletivos, existem determinadas matérias que são bem mais problemáticas que outras no momento da contagem dos pontos.
Todos sabemos que, em todas as provas de processos seletivos, concorridos ou não, há matérias que são mais cobradas que outras e tem uma frequência de aparição bem maior.
Nesse caso, portanto, é bom estar atento a esse fator no momento de fazer o seu planejamento de estudos para o ENARE.
Como o número de candidatos para a prova cresce cada vez mais e de maneira acelerada, conhecer aprofundadamente sobre a distribuição dos assuntos na prova, são essenciais para garantir o seu avanço como candidato.
Garantindo ainda mais, portanto, que você será capaz de alcançar uma boa pontuação.
No caso do ENARE, trata-se de uma prova em que as perguntas diretas predominam sobre as análises de casos clínicos.
A maioria das questões são de nível fácil, e conceitos de anatomia costumam ser enfatizados.
Os conteúdos mais explorados incluem antibioticoprofilaxia em cirurgias, câncer gástrico, prevenção (tipos de prevenção e exames), sinais de semiologia e identificação de ECG – especialmente taquiarritmias. Na preventiva, o enfoque no SUS e seu funcionamento é notável. Vale a pena investir em questões sobre ética médica, também.
Além do ENARE, ela também foi aprovada no SUS-USP e na Especialização da Santa Casa de São Paulo.
O mais surpreendente na história da Larissa é que, mesmo depois de estar em um cursinho tradicional e ter estudado mais para a prova nesse último ano, isso não foi suficiente para lhe render a aprovação.
A Aristo oferece a melhor metodologia de preparação, alinhando conteúdos e estratégias para garantir a sua aprovação. Clique no botão abaixo e conheça nossos cursos!