- Especialidades Médicas
Medicina Esportiva: Crescimento, áreas de atuação e como se destacar
8 minutos de leitura
Separamos 5 dicas úteis para ajudar você a saber o que levar em conta na hora de tomar a decisão da especialidade médica.
Durante a faculdade, é normal que os estudantes se identifiquem com diferentes áreas. Seja por causa de uma boa lembrança, facilidade com o conteúdo, ou até mesmo por ter tido um ótimo professor.
Ao final do curso, e em alguns casos após a conclusão, muitos podem se sentir indecisos com relação a escolha da especialidade médica. Isto é muito comum, não se preocupe. Você não é o primeiro e nem será o último a se sentir assim, acredite:
Para que não restem dúvidas sobre o que levar em consideração nesse momento tão decisivo, vamos expor cinco pontos importantes para que você possa refletir.
Defina objetivos pessoais, profissionais e financeiros. Delimite metas para alcança-los. Use e abuse do Método SMART para cria-las. A partir delas, você terá a oportunidade de direcionar o caminho mais adequado para sua jornada. Aonde você quer chegar?
“Quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável.”
Sêneca
A famosa frase do filósofo Sêneca é perfeita para resumir este tópico.
Qual tipo de paciente você se sente mais confortável para lidar? O que você espera deles? É importante lembrar que independente da sua futura experiência profissional, você sempre estará cuidando de pessoas.
Por isso, estudante, saiba o que lhe agrada ou não. É uma questão de afinidade. Definir um perfil é interessante para que haja um direcionamento assertivo na sua decisão.
É possível ter rotinas completamente diferentes dentro de uma única especialidade. Use sua imaginação para criar cenários e observe qual estilo de vida mais lhe agrada.
De consultórios a plantões, o importante é que você consiga se ver no futuro fazendo o que ama, atuando com maestria e entregando um trabalho muito acima da média.
Quais são as suas expectativas em relação aos seus rendimentos? No primeiro tópico falamos sobre definir objetivos, mas por ser primordial para muitos, a questão financeira exige um tópico só pra ela.
Pesquise a média salarial das especializações e, se possível, pergunte aos profissionais da área aquilo que você julgar importante saber. Analise o mercado, considerando o tempo médio que você terá pela frente até atingir sua meta financeira.
Por último, é interessante também que você esteja atento às mudanças e inovações da área. Como sabemos, o aprendizado é contínuo, então observe as projeções das especialidades. Faça comparações. Saiba as dificuldades e expectativas, avalie o que pode ser favorável para você, enquanto profissional.
Esperamos que após esta leitura, você consiga ter a capacidade de fazer uma análise concreta e esclarecedora, mas antes de finalizar, precisamos reforçar que a escolha da especialidade médica é completamente individual.
Por isso, absorva desse artigo aquilo que faz sentido para você. Converse com pessoas, mas não se deixe levar por experiências que não são suas. Observe o que pode ou não funcionar para você.
Este artigo é uma introdução à nova série sobre especialidades médicas aqui do nosso blog Aristo. Vamos apresenta-las e falar um pouco sobre cada uma delas. Gostou? Então fique de olho nas nossas redes (Youtube, Instagram e Podcast), acompanhe o blog e não se esqueça: seja qual for a sua escolha, o melhor curso preparatório se chama Aristo Residência Médica.