Especialidades Médicas

Dúvidas na escolha da especialidade médica? Veja aqui 5 dicas úteis

Escrito por: Aristo
23 de junho de 2022 23/06/2022
4 minutos de leitura 4 minutos de leitura
Dúvidas na escolha da especialidade médica? Veja aqui 5 dicas úteis

Separamos 5 dicas úteis para ajudar você a saber o que levar em conta na hora de tomar a decisão da especialidade médica.

Durante a faculdade, é normal que os estudantes se identifiquem com diferentes áreas. Seja por causa de uma boa lembrança, facilidade com o conteúdo, ou até mesmo por ter tido um ótimo professor.

Ao final do curso, e em alguns casos após a conclusão, muitos podem se sentir indecisos com relação a escolha da especialidade médica. Isto é muito comum, não se preocupe. Você não é o primeiro e nem será o último a se sentir assim, acredite:

Como escolher a especialidade médica
Usuários do Twitter com critérios “alternativos” para escolha d a especialidade médica ????

Para que não restem dúvidas sobre o que levar em consideração nesse momento tão decisivo, vamos expor cinco pontos importantes para que você possa refletir.

Como escolher a especialidade médica

1. Objetivos e metas

Defina objetivos pessoais, profissionais e financeiros. Delimite metas para alcança-los. Use e abuse do Método SMART para cria-las. A partir delas, você terá a oportunidade de direcionar o caminho mais adequado para sua jornada. Aonde você quer chegar?

“Quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável.”

Sêneca

A famosa frase do filósofo Sêneca é perfeita para resumir este tópico.

2. O perfil do paciente

Qual tipo de paciente você se sente mais confortável para lidar? O que você espera deles? É importante lembrar que independente da sua futura experiência profissional, você sempre estará cuidando de pessoas.

Por isso, estudante, saiba o que lhe agrada ou não. É uma questão de afinidade. Definir um perfil é interessante para que haja um direcionamento assertivo na sua decisão.

3. Rotina de trabalho

É possível ter rotinas completamente diferentes dentro de uma única especialidade. Use sua imaginação para criar cenários e observe qual estilo de vida mais lhe agrada.

De consultórios a plantões, o importante é que você consiga se ver no futuro fazendo o que ama, atuando com maestria e entregando um trabalho muito acima da média.

4. Remuneração

Quais são as suas expectativas em relação aos seus rendimentos? No primeiro tópico falamos sobre definir objetivos, mas por ser primordial para muitos, a questão financeira exige um tópico só pra ela.

Pesquise a média salarial das especializações e, se possível, pergunte aos profissionais da área aquilo que você julgar importante saber. Analise o mercado, considerando o tempo médio que você terá pela frente até atingir sua meta financeira.

5. Mudanças e inovações

Por último, é interessante também que você esteja atento às mudanças e inovações da área. Como sabemos, o aprendizado é contínuo, então observe as projeções das especialidades. Faça comparações. Saiba as dificuldades e expectativas, avalie o que pode ser favorável para você, enquanto profissional.

Esperamos que após esta leitura, você consiga ter a capacidade de fazer uma análise concreta e esclarecedora, mas antes de finalizar, precisamos reforçar que a escolha da especialidade médica é completamente individual.

Por isso, absorva desse artigo aquilo que faz sentido para você. Converse com pessoas, mas não se deixe levar por experiências que não são suas. Observe o que pode ou não funcionar para você.

Este artigo é uma introdução à nova série sobre especialidades médicas aqui do nosso blog Aristo. Vamos apresenta-las e falar um pouco sobre cada uma delas. Gostou? Então fique de olho nas nossas redes (Youtube, Instagram e Podcast), acompanhe o blog e não se esqueça: seja qual for a sua escolha, o melhor curso preparatório se chama Aristo Residência Médica.

Foto de Karolina Grabowska.

Receba nossos conteúdos em primeira mão

Assine a newsletter Aristo e receba nossos conteúdos em seu e-mail

Posts relacionados