- Editais e Provas
Preparação R1 e R3: Quais São as Diferenças e Semelhanças?
9 minutos de leitura
A Faculdade de Medicina do ABC, também conhecida como FMABC, é uma das instituições mais procuradas por futuros residentes médicos na região sudeste. O que torna seu processo seletivo muito concorrido.
Os programas de Residência Médica foram implantados na década de 70, inicialmente com as áreas de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria e Obstetrícia e Ginecologia. Hoje já são 37 programas de
Residência Médica no total e mais de 200 vagas ofertadas.
Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre a prova de Residência da FMABC:
O edital foi divulgado em outubro de 2021 e as inscrições puderam ser feitas de forma online a partir de novembro. Confira tudo o que você precisa saber sobre o processo seletivo:
As inscrições puderam ser feitas de forma online de 18 de novembro a 06 de dezembro de 2021, confirmadas após o pagamento da taxa de R$ 600, com possibilidade de pedido de isenção. A prova teórica aconteceu no dia 10 de janeiro e a entrevista, entre os dias 24 de janeiro e 04 de fevereiro de 2022.
Candidatos que participaram do PROVAB/MAIS MÉDICOS ganham bonificação de 10% na nota final. O candidato deve solicitar a inclusão no momento da inscrição.
A FMABC possui 16 especialidades de acesso direto e um total de 146 vagas para a Faculdade de Medicina do ABC e para a Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo. Confira abaixo a duração do programa de cada uma delas e a quantidade de vagas.
Os dados abaixo foram divulgados no edital de 2022:
A primeira fase foi composta por uma prova objetiva contendo 100 questões de múltipla escolha abrangendo as 5 grandes áreas. A prova possui peso 9 e duração de 5 horas para resolução.
A segunda fase foi constituída pela entrevista, análise e arguição do currículo. Esta etapa teve peso 1 e foi realizada entre os dias 24 de janeiro a 4 de fevereiro. O currículo teve que ser enviado com antecedência pela internet, entre os dias 03 e 12 de janeiro de 2021
A nota final do candidato é representada pela soma da nota da prova objetiva (com peso de 90%) e a arguição sobre o currículo (com peso de 10%). A classificação é feita por ordem decrescente de nota.
Caso haja empate na classificação final, o critério de desempate é a idade – a preferência é do candidato mais velho (considerando dia, mês e ano).
Confira o edital da FMABC 2022 completo aqui.
A prova objetiva da FMABC possui 100 questões de múltipla escolha que abrangem as 5 grandes áreas da medicina. Veja abaixo o que mais cai em cada área e seus respectivos TOP 5 temas
Em Cirurgia, caem temas de Cirurgia Geral como hérnias, doença ulcerosa péptica, cirrose hepática e câncer de cólon e reto, comuns na maioria das provas. Aqui, vale a atenção para as dermatoses não tão frequentes em outros exames, mas que despencam na prova do ABC: acne vulgar e dermatite atópica são campeãs no tema.
Na Clínica Médica, vale dar especial atenção para a Cardiologia, pois choque e bradiarritmias estão entre os temas de maior incidência. Tuberculose e Lúpus Eritematoso Sistêmico são dois outros temas de extrema relevância para o exame. Diabetes, especialmente seu tratamento e as complicações agudas da doença, fecha o Top 5.
Em Ginecologia e Obstetrícia, os temas principais da área, como anticoncepção, parto e pré-natal, despencam na prova. No tema gestação, vale dar uma especial atenção às síndromes hipertensivas nesse período. As doenças malignas da mama fecham o Top 5 de incidências.
Na Pediatria, os temas mais gerais aparecem com frequência, como imunização, desenvolvimento fisiológico e doenças infecciosas. Obesidade e hipertensão na infância é outro tópico fundamental. Atente-se, também, ao diagnóstico e condução de um caso de asma na infância.
Na parte de Preventiva, o tema de maior incidência é Medicina do Trabalho. Com as Leis e Diretrizes do SUS, ela compõe mais de um quarto das questões dos últimos anos. Ética Médica e Medicina Legal também são temas fundamentais e despencam na prova. Vigilância epidemiológica fecha o Top 5. A Preventiva, na prova do ABC, é uma área mais concentrada: cerca de metade das questões centram-se nesses cinco temas citados.
Quer saber como é a Residência da FMABC? Veja abaixo a entrevista especial com a Juliana Teixeira, aprovada em 1º lugar em Ginecologia e Obstetrícia na FMABC.
Nesta entrevista ela comenta sobre como tem sido a Residência, qual a perspectiva da especialidade, como foi sua preparação, pontos positivos, negativos e muito mais!