- Editais e Provas
Prova R1: dicas preciosas para a reta final
7 minutos de leitura
Acompanhe todos os detalhes sobre o ENARE 2022-2023 acessando o edital nº 03/2022 da EBSERH.
Organizado desde 2020 pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), o Exame Nacional de Residência Médica (ENARE) foi implementado para centralizar o acesso aos programas de residência médica, uni e multiprofissional.
A edição atual do ENARE é a terceira, contando com a adesão de um número crescente de instituições e maior oferta de vagas em todo o país. Considerando apenas as vagas para residência médica, passou de 10 instituições e 304 vagas em 2020, para 64 instituições e 2.421 vagas em 2021, e chega a 77 instituições e 2.594 vagas em 2022.
Veja a lista de instituições participantes em 2022.
A possibilidade de disputar vagas em diferentes instituições com o resultado de uma única prova, realizada em diversas cidades do país, implica redução de custos para os candidatos – tanto com taxas de inscrição quanto com os eventuais deslocamentos para realização de provas.
A adoção de diferentes critérios de avaliação e a sobreposição de calendários tendem a dificultar o planejamento dos candidatos – ensejando vagas ociosas.
Um processo seletivo unificado permite simplificar a burocracia e democratizar o acesso, contribuindo para a diminuição da quantidade de vagas ociosas nas instituições participantes – de modo que ambos, candidatos e instituições, colhem benefícios.
Confira o cronograma completo do ENARE 2022-2023.
O edital nº 03/2022 da EBSERH foi publicado no dia 23 de agosto, estabelecendo o período de inscrições de 12 de setembro a 03 de outubro. A taxa de inscrição é no valor de R$ 270,00, e o procedimento deve ser realizado por meio do site oficial do ENARE.
O processo seletivo é voltado para médicos formados ou formandos em medicina com colação de grau prevista para, no máximo, dia 28 de fevereiro de 2023. Será dividido em duas fases, prova escrita e análise de currículo, e neste ano conta com opção de 50 cidades para realização, distribuídas por todo o Brasil.
A primeira fase, de caráter eliminatório e classificatório, corresponde a 90% da nota final. A prova escrita tem aplicação prevista para o dia 6 de novembro, terá duração de 4 horas e será composta por 100 questões objetivas de múltipla escolha, com 5 opções de resposta.
A segunda fase é de caráter eliminatório e classificatório, representando 10% da nota final, consistindo em análise curricular. Estarão habilitados os candidatos que pontuarem pelo menos 50% na primeira fase. Os componentes do currículo avaliados são:
Atenção: a pontuação dos currículos de candidatos a vagas de pré-requisito e ano adicional também considerará o desempenho ao longo do pré-requisito e as eventuais outras pós-graduações concluídas.
Há bonificação de 10% prevista para candidatos que tiverem cumprido integralmente (1 ano) o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB) a partir de 2012, ou completado os 2 anos do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade/Medicina Geral de Família e Comunidade (PRMGFC) a partir de 2015.
Obtida a nota final, o candidato poderá selecionar até duas instituições para realizar a residência médica, no período de 02 a 06 de janeiro de 2023, seguindo os quadros de vagas. Os candidatos aprovados mas não classificados para as instituições selecionadas poderão contar com uma segunda oportunidade para ocupar vagas em outras instituições, que ocorrerá entre 10 e 12 de janeiro de 2023.
Acesse as listas completas de programas e vagas de acesso direto, de pré-requisito e de ano adicional para o ENARE 2022-2023.
A tendência observada nas duas primeiras edições do ENARE é de uma média relativamente alta de questões anuladas: no primeiro ano, nove questões foram anuladas e, no segundo, seis.
Trata-se de uma prova em que as perguntas diretas predominam sobre as análises de casos clínicos. A maioria das questões é de nível fácil, e conceitos de anatomia costumam ser enfatizados.
Os conteúdos mais explorados incluem antibioticoprofilaxia em cirurgias, câncer gástrico, prevenção (tipos de prevenção e exames), sinais de semiologia e identificação de ECG – especialmente taquiarritmias. Na preventiva, o enfoque no SUS e seu funcionamento é notável. Vale a pena investir em questões sobre ética médica, também.
Da primeira (2020/2021) para a segunda (2021/2022) edição, observa-se crescimento no número de questões sobre conceitos bioestatísticos, envolvendo contas e indicadores/razões. A maioria das questões foi mantida em nível fácil, e houve pequena redução na incidência dos conteúdos de anatomia.
Acompanhe na tabela abaixo o detalhamento da incidência de temas, macro e micro:
Acesse aqui o detalhamento das notas de corte de instituições selecionadas nas 5 regiões do Brasil.
Larissa foi aprovada na Residência Médica de Dermatologia – ENARE, SUS-SP e Especialização na Santa Casa de São Paulo. Fez cursinho tradicional em 2019 e 2020, mas sua nota piorou de um ano para o outro, mesmo tendo estudado mais em 2020. Entrou na Aristo em 2021, ajustou a metodologia e conseguiu a aprovação!
Quer ser aprovado no ENARE 2022-2023? A Aristo oferece a melhor metodologia de preparação, alinhando conteúdos e estratégia para garantir a sua aprovação.