Editais e Provas

HCPA-RS-2023-2024: mapeamento da prova com tudo o que você precisa saber para se sair bem!

Escrito por: Lindamey
17 de agosto de 2023 17/08/2023
6 minutos de leitura 6 minutos de leitura

Acompanhe todos os detalhes do processo seletivo do HCPA 2023-2024 acessando o edital da residência com pré-requisito ou Acesso Direto. Aqui vamos fazer uma análise para você não ser pego de surpresa na sua prova, alcançando o melhor resultado possível! 

Qual o histórico do HCPA 2023-2024?

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) integra a rede de hospitais universitários do Ministério da Educação (MEC) e é vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Funcionando desde 1971, oferece atendimento de excelência à população gaúcha em amplo rol de especialidades. Suas atividades de ensino e pesquisa formaram diversas gerações de profissionais.

O total de residentes médicos correntes superou a marca de 550 indivíduos tanto em 2020 quanto em 2021, chegando ao número de 553 em 2023.

Cronograma e etapas do HCPA-RS 2023-2024

Confira o cronograma completo do HCPA-RS 2023-2024 na página 18 do edital de acesso direto e 27 do edital de pré-requisito.

Os editais foram publicados no dia 14 de agosto, abrindo inscrições entre os dias 28 de agosto e 06 de outubro de 2023. A taxa de inscrição é no valor de R$ 690,00, e os interessados devem acessar o site oficial da Fundação Médica do Rio Grande do Sul (FUNDMED) para realizar o procedimento.

O processo seletivo é voltado para médicos formados ou formandos em medicina que estejam cursando o último ano, e será composto por uma única fase dividida em duas etapas: prova escrita e análise de currículo. Porto Alegre/RS e São Paulo/SP são as opções de cidade disponíveis para realização das provas.

A primeira etapa, de caráter eliminatório e classificatório, corresponde a 90% da nota final. A prova escrita tem aplicação prevista para o dia 11 de novembro, terá duração de até 5 horas e será composta por 100 questões objetivas de múltipla escolha (20 para cada uma das 5 áreas básicas da Medicina: Pediatria, Preventiva, Cirurgia, Clínica e, por fim, Obstetrícia e Ginecologia), com 4 opções de resposta.

A segunda etapa é de caráter eliminatório e classificatório, representando 10% da nota final, consistindo em análise curricular

Estarão habilitados os candidatos que pontuarem pelo menos 50% na primeira etapa.

O período para protocolar a documentação comprobatória vai de 24 de novembro a 27 de dezembro de 2023. Os componentes do currículo avaliados são:

  • Histórico escolar da graduação em medicina;
  • Nota do curso de Medicina do candidato no ENADE;
  • Participação em teste do progresso;
  • Produção científica;
  • Participação em eventos científicos;
  • Monitorias;
  • Domínio de língua inglesa;
  • Experiências extracurriculares.

A pontuação dos currículos de candidatos a vagas de pré-requisito e ano adicional também considerará o desempenho ao longo do pré-requisito e as eventuais outras pós-graduações concluídas.

No processo seletivo de acesso direto, diz-se que os candidatos estarão aptos a requerer a pontuação adicional de 10% à nota de cada etapa, caso já tiverem participado das ações previstas no art. 22, §2º, da Lei Federal nº 12.871/2013 que trata sobre o programa Mais Médicos. 

Mas, atenção, o bônus de 10% não vale nem para aumentar a nota além do máximo previsto, e nem para atingir o mínimo exigido.

Acesse as listas completas de programas do edital de acesso direto (da página 10 até a página 13) e de pré-requisito (páginas 12 a 23) para o HCPA-RS 2023-2024.

Questões mais longas (ainda assim, cerca de 30% das questões são extremamente diretas), que não necessariamente são de casos clínicos (várias afirmativas dadas, pedindo as verdadeiras, ou preenchimento de lacunas, por exemplo) contextualizados com o que é cobrado. 

A prova é bastante equilibrada, mas segue o Pareto que pregamos na Aristo, com as questões consideradas difíceis (pelo número de acertos na nossa plataforma) representando, no máximo, 12% da prova nos últimos seis anos.

Exceto pelo último ano, que cobrou muito (o que pode ser uma tendência para os próximos, então vale ficar atento!), são poucas questões que cobram exames de imagem. Fotos de sinais semiológicos, especialmente dermatológicos, e de peças cirúrgicas fizeram-se bastante presentes nos últimos anos.Interpretação de hemograma, no diagnóstico diferencial de anemias, esteve em todos os últimos seis anos.

Questões de Preventiva são muito diretas, sendo raras as que exigem cálculo. Contudo, restringem-se menos à Epidemiologia, ao contrário de outras provas, cobrando muitos conceitos de Medicina do Trabalho (sempre tem alguma questão de manobra semiológica para avaliar tendinites), de Medicina Legal e entram aqui as principais condições abarcadas pela APS (HAS, DM e dislipidemia).

ECG sempre presente, em pelo menos duas questões por prova. Geralmente, é exigida qual a correlação do traçado com o contexto clínico em que ele pode aparecer.

Incidência de temas no HCPA-RS

Acompanhe no quadro abaixo o detalhamento da incidência de temas, macro e micro:

Notas de corte do HCPA-RS 2021-2022

5 temas mais cobrados em cada grande área

Cirurgia: 

Tema 1: Peroperatório 

Tema 2: Abdome agudo 

Tema 3: Icterícia cirúrgica 

Tema 4: Urologia 

Tema 5: Trauma 

Clínica Médica:

Tema 1: Psiquiatria

Tema 2: Diabetes 

Tema 3: Distúrbios hidroeletrolíticos 

Tema 4: Hipertensão arterial sistêmica

Tema 5: Dermatologia 

Ginecologia e obstetrícia: 

Tema 1: Anticoncepção 

Tema 2: Pré-natal 

Tema 3: Sangramentos na gravidez

Tema 4: Parto 

Tema 5: Câncer de colo do útero

Saúde Coletiva: 

Tema 1: Atenção Primária à Saúde 

Tema 2: Ética Médica 

Tema 3: SUS 

Tema 4: Vigilância epidemiológica

Tema 5: Arboviroses

Pediatria: 

Tema 1: Crescimento e desenvolvimento

Tema 2: Imunizações 

Tema 3: Aleitamento 

Tema 4: Neonatologia

Tema 5: Síndromes exantemáticas

Principais dicas de prova para você se sair muito bem no processo seletivo do HCPA

A banca gosta de questões com casos clínicos, utilizando um mix de enunciados longos e curtos.

Além disso, ela costuma colocar imagens para serem interpretadas em algumas questões

Relato de ex-aluno Aristo

A Fernanda fez o Intensivo Programado durante seu 5° e 6° ano da faculdade e se adaptou muito a metodologia da Aristo. Principalmente por conta do estudo ativo. 

Ela fez 23 mil questões em um ano e isso foi um grande diferencial seu. Um dos grandes destaques para o seu bom desempenho, segundo ela, foi a página de desempenho fornecida pela Aristo. Isso pois, esse recurso foi determinante para a sua motivação e estabelecimento de pequenas metas. 

Tudo isso tornou possível que a Fernanda alcançasse o 4° lugar no HCPA, sendo aprovada em Anestesiologia com uma evolução de 65 para 85 pontos.

Quer ser aprovado no HCPA-RS 2022-2023? A Aristo oferece a melhor metodologia de preparação, alinhando conteúdos e estratégias para garantir a sua aprovação. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão

Assine a newsletter Aristo e receba nossos conteúdos em seu e-mail

Posts relacionados