Editais e Provas

HCPA-RS 2022-2023: tudo sobre o processo seletivo e perfil da prova

Escrito por: admin
14 de outubro de 2022 14/10/2022
5 minutos de leitura 5 minutos de leitura
HCPA-RS 2022-2023: tudo sobre o processo seletivo e perfil da prova

Acesse os editais de abertura de inscrições para vagas de acesso direto e com pré-requisito do Hospital das Clínicas de Porto Alegre – HCPA 2022-2023, lançados pela Fundação Médica do Rio Grande do Sul – FUNDMED.

Histórico da instituição

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) integra a rede de hospitais universitários do Ministério da Educação (MEC) e é vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Funcionando desde 1971, oferece atendimento de excelência à população gaúcha em amplo rol de especialidades. Suas atividades de ensino e pesquisa formaram diversas gerações de profissionais.

O total de residentes médicos correntes superou a marca de 550 indivíduos tanto em 2020 quanto em 2021.

Cronograma e etapas do HCPA-RS 2022-2023

Confira o cronograma completo do HCPA-RS 2022-2023 na página 16 do edital.

Os editais foram publicados no dia 15 de agosto, abrindo inscrições entre 31 de agosto e 21 de outubro de 2022. A taxa de inscrição é no valor de R$ 660,00, e os interessados devem acessar o site oficial da Fundação Médica do Rio Grande do Sul (FUNDMED) para realizar o procedimento.

O processo seletivo é voltado para médicos formados ou formandos em medicina que estejam cursando o último ano, e será composto por uma única fase, dividida em duas etapas, prova escrita e análise de currículo. Porto Alegre/RS e São Paulo/SP são as opções de cidade disponíveis para realização das provas.

A primeira etapa, de caráter eliminatório e classificatório, corresponde a 90% da nota final. A prova escrita tem aplicação prevista para o dia 12 de novembro, terá duração de até 5 horas e será composta por 100 questões objetivas de múltipla escolha (20 para cada uma das 5 áreas básicas da Medicina: Pediatria, Preventiva, Cirurgia, Clínica e, por fim, Obstetrícia e Ginecologia), com 4 opções de resposta.

A segunda etapa é de caráter eliminatório e classificatório, representando 10% da nota final, consistindo em análise curricular. Estarão habilitados os candidatos que pontuarem pelo menos 50% na primeira etapa.

O período para protocolar a documentação comprobatória vai de 30 de novembro a 01 de dezembro de 2022. Os componentes do currículo avaliados são:

  • Histórico escolar da graduação em medicina;
  • Nota do curso de Medicina do candidato no ENADE;
  • Participação em teste do progresso;
  • Produção científica;
  • Participação em eventos científicos;
  • Monitorias;
  • Domínio de língua inglesa;
  • Experiências extracurriculares.

A pontuação dos currículos de candidatos a vagas de pré-requisito e ano adicional também considerará o desempenho ao longo do pré-requisito e as eventuais outras pós-graduações concluídas.

Candidatos que tiverem cumprido integralmente (1 ano) o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB) a partir de 2012, ou completado os 2 anos do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade/Medicina Geral de Família e Comunidade (PRMGFC) a partir de 2015 poderão solicitar bonificação de 10% na nota de cada etapa.

Mas, atenção, o bônus de 10% não vale nem para aumentar a nota além do máximo previsto, e nem para atingir o mínimo exigido.

Acesse as listas completas de programas e vagas de acesso direto (página 1) e de pré-requisito (páginas 1-3) para o HCPA-RS 2022-2023 nos respectivos editais.

Perfil da prova do HCPA-RS

As provas do HCPA-RS tendem a incluir questões mais longas, ainda que em média 30% delas sejam bastante diretas. Não envolvem necessariamente casos clínicos (apresentação de afirmações e questão sobre verdadeiras/falsas, ou preenchimento de lacunas, por exemplo) contextualizados com o que é cobrado. O perfil tem se mostrado equilibrado, com as questões consideradas mais difíceis representando cerca de 12% do total nos últimos seis anos.

A última edição incluiu muitas questões sobre exames de imagem, ao contrário das anteriores. Fotos de sinais semiológicos (especialmente dermatológicos) e de peças cirúrgicas foram muito cobrados nos últimos anos. Interpretação de hemograma, no diagnóstico diferencial de anemias, esteve em todos as provas dos últimos seis anos.

As questões de Medicina Preventiva costumam ser diretas, raramente exigindo cálculo. Contudo, restringem-se menos à Epidemiologia, envolvendo mais conceitos de Medicina do Trabalho (sempre há alguma questão de manobra semiológica para avaliar tendinites) e de Medicina Legal, em especial as principais condições abarcadas pela Atenção Primária em Saúde (HAS, DM e dislipidemia).

Eletrocardiograma tem estado presente com pelo menos duas questões por prova. Geralmente, é exigida qual a correlação do traçado com o contexto clínico em que ele pode aparecer.

Incidência de temas no HCPA-RS

Acompanhe no quadro abaixo o detalhamento da incidência de temas, macro e micro:

Incidência de temas HCPA-RS.

Notas de corte do HCPA-RS 2021-2022

Notas de corte HCPA-RS 2021-2022.

Relato de ex-aluno Aristo

Henrique foi aprovado em Cirurgia no HCPA-RS logo na primeira tentativa – e era sua instituição prioritária! Ele conheceu a então JJ Mentoria no terceiro ano da faculdade através de indicação, tornando-se nosso aluno ao chegar no sexto ano. A metodologia Aristo focada em estudo prático foi fundamental para a aprovação!

https://www.youtube.com/watch?v=Fq-ZsYBdrsY
Aprovado em Cirurgia – HCPA: Qual foi seu diferencial?

Quer ser aprovado no HCPA-RS 2022-2023? A Aristo oferece a melhor metodologia de preparação, alinhando conteúdos e estratégia para garantir a sua aprovação.

Receba nossos conteúdos em primeira mão

Assine a newsletter Aristo e receba nossos conteúdos em seu e-mail

Posts relacionados