Editais e Provas

Hospital Israelita Albert Einstein – HIAE 2022-2023: Residência Médica

Escrito por: admin
18 de outubro de 2022 18/10/2022
7 minutos de leitura 7 minutos de leitura
Hospital Israelita Albert Einstein – HIAE 2022-2023: Residência Médica

Acesse a íntegra do edital de abertura de inscrições do HIAE 2022-2023, lançado pela Fundação Carlos Chagas.

Histórico da instituição

O Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) foi idealizado há mais de 60 anos, a partir de uma reunião entre representantes da comunidade judaica, em 1955, em que o Dr. Manoel Tabacow Hidal apresentou sua ideia: estabelecer uma referência em qualidade da prática médica como contribuição da comunidade judaica à sociedade brasileira.

A partir de recursos doados, a pedra fundamental foi lançada em 1958. Ao longo dos anos 60, alguns departamentos começaram a funcionar, mas a inauguração do hospital enquanto tal viria a ocorrer apenas em 1971. A partir daí, o HIAE se tornou referência em tratamentos de alta complexidade, ampliando seu escopo por meio de ações sociais e atividades de ensino e pesquisa.

Apenas no município de São Paulo, o HIAE administra 23 unidades públicas. As atividades de ensino e pesquisa envolvem cursos técnicos, de graduação, de pós-graduação, e pesquisas clínica e experimental.

Cronograma e etapas do HIAE 2022-2023

Confira o cronograma completo na página 17 do edital HIAE 2022-2023.

Lançado no dia 01 de setembro de 2022, o edital abriu inscrições para o período entre 21 de setembro e 21 de outubro de 2022. A taxa é no valor de R$ 700,00, e as inscrições devem ser realizadas por meio do site oficial da Fundação Carlos Chagas.

O processo seletivo será realizado em duas fases: primeiro, prova teórica (50% da nota) com aplicação prevista para o dia 06 de novembro de 2022; segundo, prova prática (40%) e análise de currículo (10%) . As provas teóricas terão formato variado, a depender do programa de residência médica selecionado:

  • Programas de Acesso Direto: prova escrita com 75 questões de 4 alternativas e duração de até 4 horas;
  • Programas com Pré-Requisito em Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia Geral, Área Cirúrgica Básica, e Áreas de atuação em Hematologia e Hemoterapia: prova escrita com 50 questões de 4 alternativas e duração de até 2 horas e 30 minutos.

Candidatos que pontuarem pelo menos 50% na prova escrita estarão habilitados à segunda fase, observado-se o limite de vagas previstas (página 5 do edital).

As provas práticas e entrevistas para os Programas de Acesso Direto ocorrerão ou no dia 16 de dezembro, ou no dia 20 de dezembro de 2022. No caso dos Programas de Pré-Requisito, a data única será 22 de dezembro de 2022. As provas práticas terão o mesmo formato, exceto no caso do Programa de Transplante de Medula Óssea:

  • 5 estações clínicas com 8 minutos de duração cada, incluindo nesse tempo leitura do caso e realização de tarefas específicas;
  • 2 estações de habilidades, procedimentos diagnósticos ou terapêuticos, com 4 minutos cada;
  • Entrevista com análise de currículo enviado previamente, com 8 minutos de duração.

A prova prática referente à segunda fase para o Programa de Residência Médica em Transplante de Medula Óssea será composta apenas por uma questão específica relacionada ao conteúdo programático, com duração de 10 minutos.

Nas estações clínicas, espera-se que o demonstre habilidades e competências não cognitivas. Seu desempenho será avaliado através de checklist estruturado e escala de competências, seguindo a proporção 30% para aspectos técnicos e 70% para competências não cognitivas.

Nas estações de habilidades, o candidato deverá realizar procedimentos diagnósticos ou terapêuticos, e seu desempenho será avaliado através de checklist estruturado contemplando os aspectos técnicos dessas habilidades.

A nota final da prova prática será o resultado da soma das 5 estações clínicas (0-100) com 2 estações de habilidades (0-50), divido por 6.

As entrevistas e análises de currículo serão realizadas individualmente, e o CV será analisado por um profissional designado pela supervisão de cada um dos Programas de Residência Médica. Será observado o tempo fixo de 8 minutos para todos os candidatos, exceto aqueles habilitados ao Programa de Residência Médica em Transplante de Medula Óssea – cujas entrevistas ocorrerão independentemente das questões práticas, podendo ter duração de até 18 minutos. A nota final da entrevista equivalerá à soma entre análise curricular (0-50) e a entrevista (0-50).

Confira o detalhamento de itens e critérios para entrevistas e análises de currículo na página 8 do edital do HIAE 2022-2023.

Candidatos que tiverem cumprido integralmente (1 ano) o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB) a partir de 2012, ou completado os 2 anos do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade/Medicina Geral de Família e Comunidade (PRMGFC) a partir de 2015 poderão solicitar bonificação de 10% na nota de cada fase.

Mas atenção a dois pontos:

  • O bônus de 10% não vale nem para aumentar a nota além do máximo previsto, e nem para atingir o mínimo exigido;
  • Apenas os participantes do PROVAB com nomes publicados na lista atualizada periodicamente no site do Ministério da Educação poderão requerer a bonificação de 10%.

Acesse as listas completas de programas e vagas de acesso direto e com pré-requisito para o HIAE 2022-2023, respectivamente, nas páginas 1 e 1-2 do edital.

Perfil da prova do Hospital Israelita Albert Einstein HIAE

A maioria das questões exige que a conduta seja inferida: apresenta-se um caso clínico e, a partir da interpretação dele, o objetivo é diagnosticar a condição para responder sobre a conduta. Qual medicamento é primeira linha? Qual exame deve ser feito para investigar?

A capacidade de observar um caso e identificar se é grave, se exige internação ou cirurgia, é fundamental para o candidato. Atenção também para o reconhecimento de situações fisiológicas.

O perfil epidemiológico das doenças é outro conteúdo recorrente: incidências, fatores de risco e etiologias, principalmente. Diversas questões são organizadas a partir de correlação entre um caso clínico e imagens fornecidas – sejam propriamente exames de imagem ou apenas imagens do exame físico. Pode-se esperar pelo menos uma questão de anatomia direta: artérias, músculos, etc. Foco em tipos de estudos epidemiológicos, conceitos sobre o SUS e sua gestão, indicações para rastreamento de doenças e indicações de exames. Por fim, destaque para infecções e antibioticoterapia.

Uma curiosidade: a “arterite de Takayasu” apareceu como alternativa diagnóstica em alguma questão de todas as provas de 2017 a 2021, mas não foi resposta de nenhuma.

Incidência de temas no Hospital Israelita Albert Einstein HIAE

Acompanhe no quadro abaixo o detalhamento da incidência de temas, macro e micro:

Inicdência de temas HIAE.

Notas de corte no Hospital Israelita Albert Einstein HIAE 2021-2022

Notas de corte do Hospital Israelita Albert Einstein HIAE 2021-2022.

Relato de ex-aluno Aristo

Felipe é R1 do serviço de Clínica Médica do Hospital das Clínicas da USP. Ele foi aluno da então JJ Mentoria e teve excelentes resultados, em diversas instituições. Entre outros, foi aprovado em 2º lugar no Hospital Israelita Albert Einstein. A trajetória de Felipe atesta a eficiência do método Aristo!

Aprovado em Clínica Médica na USP-SP, UNICAMP (1º lugar), UNIFESP, Einstein (2º lugar).

Você busca aprovação no Hospital Israelita Albert Einstein – HIAE 2022-2023? A Aristo tem a melhor metodologia de preparação para residência médica do país! Clique aqui e conheça nossos cursos.

Receba nossos conteúdos em primeira mão

Assine a newsletter Aristo e receba nossos conteúdos em seu e-mail

Posts relacionados