- Editais e Provas
SCMBH: Confira o edital da prova e dicas para preparação
7 minutos de leitura
Você é médico, acabou de se formar em medicina ou está na reta final da universidade?
Portanto, em algum momento você já deve ter pensado no planejamento da sua carreira e qual a melhor forma de desenvolver-se como profissional médico nos dias de hoje.
Para te ajudar, nós reunimos aqui algumas tendências do mercado de trabalho na medicina nos dias de hoje importantes para você ficar de olho em 2024!
Para trazermos todas essas informações relevantes que hoje para você aqui neste artigo, nos basearemos no estudo inédito feito pela Associação Médica Brasileira (AMB) em conjunto com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), feita em 2022 mas que servirá para nós fazermos uma projeção a respeito do que nos espera em 2024.
Alguns pontos do mercado de trabalho na medicina que você precisa saber:
Segundo dados da pesquisa, mais de um milhão de médicos estarão em atividade no Brasil no ano de 2035.
Além disso, essa nova população de médicos será feminina em sua maioria e mais jovem.
Em todos os cenários apresentados pela pesquisa, no ano de 2035, o Brasil terá mais de um milhão de médicos.
Em 2023, o Brasil contava com 62,3% de médicos especialistas em relação ao total de profissionais em atividade.
As especialidades com maior número de registros de especialistas, ou seja, médicos que obtiveram título via conclusão de Residência Médica ou sociedade médica de uma das 55 especialidades reconhecidas, são:
É provável sim que essa seja uma tendência também para 2024.
Isso porque essas são especialidades que costumam ser bem procuradas independente do ano e que, com o passar do tempo, só se tornam mais consolidadas.
A renda média mensal dos médicos, segundo dados da Receita Federal, foi de R$ 30,1 mil em 2020.
Claro, isso considerando diversos fatores! Para te deixar ainda melhor informado(a), preparamos um artigo detalhado sobre o tema para você aqui: Qual a renda mensal dos médicos segundo dados da demografia médica? – Aristo
Em janeiro de 2023, o Brasil contava com 562.229 médicos inscritos nos 27 Conselhos Regionais de Medicina (CRMs), o que correspondia à taxa nacional de 2,60 médicos por 1.000 habitantes.
Apesar de vários serem os fatores que influenciam na quantidade de médicos disponíveis para as especializações em medicina, algo é certo: esse número só tende a aumentar bastante.
Portanto, é preciso ter um diferencial para se destacar nesse mercado e alcançar uma boa remuneração.
Uma forma de conseguir fazer isso é especializando-se através de uma boa residência médica.
Foi isso o que fizeram os nossos alunos.
Veja só!
Julia se formou na primeira turma de medicina da Universidade Federal de Lavras (MG), no início de 2021.
Conheceu a Aristo por meio da indicação de uma amiga, que também cursava medicina e se preparava para prestar provas de Residência Médica.
Ao comparar a metodologia Aristo com a do curso tradicional que frequentava, percebeu a clara vantagem do estudo direcionado baseado em resolução de questões em vez de em aulas expositivas e estudo teórico.
Com a Aristo, ela conseguiu evoluir a nota de 37 para 78, e passou para residência em Ginecologia e Obstetrícia na USP-RP!
Quer ser aprovado na USP-RP? A Aristo oferece a melhor metodologia de preparação, alinhando conteúdos e estratégias para garantir a sua aprovação. Clique aqui e conheça nossos cursos.