Editais e Provas

Mudança no “Mais Médicos”: saiba como o anúncio do governo afeta você

Escrito por: Lindamey
7 de abril de 2023 07/04/2023
6 minutos de leitura 6 minutos de leitura

O Mais Médicos mudou!

Essa reformulação no programa já vinha sendo cogitada e ganhou força com a tragédia brasileira sobre o desamparo médico do povo Yanomami, em janeiro de 2023.

O foco das mudanças anunciadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da Ministra da Saúde, Nísia Trindade, foi ampliar o número desses profissionais em áreas de baixo desenvolvimento econômico e também no interior do país, além de oferecer mais oportunidades de atuação aos médicos brasileiros. 

As mudanças promovidas pela reformulação do “Mais Médicos” foram, basicamente: 

  • Pelo menos 2 anos de experiência em áreas básicas da saúde para que o médico possa atuar no programa; 
  • Alocação dos médicos de acordo com a necessidade da região e não com base na formação e experiência do profissional;
  • A maior concorrência para os médicos residentes já que foi dada elegibilidade para que também os profissionais formados participem do programa; 

Essa é uma mudança que afetará diretamente os médicos residentes já que muitos deles, atualmente, participam do programa como forma de obter experiência profissional justamente nas regiões do país que dispõe de poucos profissionais.

Com essa modificação, até o final de 2023, o governo espera fixar 28 mil médicos em todo o país.

Isso significa mais de 96 milhões de brasileiros tendo a garantia de atendimento médico na atenção primária, porta de entrada do SUS.

Vagas e remuneração

Segundo pronunciamento governamental, o número de vagas a serem destinadas ao “Mais Médicos” é de 15.000, sendo prevista uma bolsa de R$ 13.000 aos participantes. 

Lembrando que, esse quantitativo de vagas é destinado tanto a médicos generalistas quanto a médicos especialistas. 

Além de todas essas mudanças e novos parâmetros de remuneração, o governo também esclareceu sobre os incentivos a serem destinados a quem desejar fazer parte do programa. 

Veja abaixo quais são eles! 

Incentivos para a atuação no “Mais Médicos” 

Segundo pronunciamento oficial do governo, em levantamento recente do Ministério da Saúde, constatou-se ser de 41% a taxa de desistência dos participantes do programa em busca de qualificação e capacitação. 

Para gerar um incentivo a permanência, agora, o Médico participante do programa por meio de edital poderá concluir sua especialização e mestrado em até 4 anos. 

Você se formou através do FIES ou fez/deseja fazer Residência Médica na área de Medicina de Família e Comunidade?  

Há um incentivo especial para você! 

Com a previsão do governo, aqueles que finalizarem uma especialização em Medicina da Família, terão uma pontuação adicional de 10% na seleção.  

Além disso, devido a grande dívida que esses concluintes do curso de medicina acabam adquirindo no final do curso, é comum que haja uma urgente necessidade de colocação profissional do formando. 

Para esses casos, o Mais Médicos agora concederá incentivos, o que pode ajudar a reduzir os efeitos desse pagamento pós-curso. 

E não para por aí! 

Outros incentivos importantes da reformulação

Também haverá incentivos para os médicos do FIES aprovados e que cumprirem seu programa de Residência em áreas com falta de profissionais.

Visando a permanência de outro grupo prioritário, o Novo Mais Médicos visa apoiar a continuidade das médicas mulheres. 

Isso será feito através da compensação da bolsa nos meses em que essa mulher estiver em licença-maternidade, por exemplo, e será uma complementação ao auxílio do INSS. 

Além disso, para os médicos participantes que tiverem um filho durante o programa, será concedida licença durante 20 dias. 

Veja um resumo total dos benefícios e concessões no quadro do governo disponibilizado por nós acima! 

Essas são mais vantagens para você que deseja atuar como médico e ainda se especializar na sua área de interesse o quanto antes 

A  mudança no programa “Mais Médicos” em 2023 afetará significativamente os residentes médicos que estão atualmente participando do programa e aqueles que desejam participar no futuro. 

Saiba como a Aristo pode tornar realidade esse seu sonho 

Nós da Aristo, mantemos você atualizado sobre o mundo da Residência Médica para você não perder nenhuma oportunidade na sua área de atuação! 

Nascemos com o objetivo de criar a melhor preparação possível para as provas de Residência Médica.

Para isso, desenvolvemos um método exclusivo focado em direcionar e otimizar o tempo dos seus estudos, conectando-o a mentores e ajudando a organizar todo o seu processo de aprendizado.

Após anos atuando na área e depois da aprovação de centenas de alunos, nós construímos uma plataforma que tem o que você precisa para estudar com produtividade e ser aprovado no seu exame para a especialização. 

Para ajudar nos seus estudos, contamos com flashcards, revisão inteligente, revisão repetida e espaçada, estudo prático com questões e muito mais. 

Nossos alunos possuem resultados surpreendentes estudando da maneira certa para a sua prova. 

Veja algumas das nossas evoluções de pontos!

De 37 para 78: USP-RP – USP/RP – GO

De 46 a 76 pontos: UFES

Quer ter direito aos melhores incentivos do “Mais Médicos”? Nós te ajudamos a conseguir a sua vaga na Residência Médica e turbinar o seu currículo! 

Acesse e conheça mais sobre as nossas vantagens! 

Receba nossos conteúdos em primeira mão

Assine a newsletter Aristo e receba nossos conteúdos em seu e-mail

Posts relacionados