- Dicas de Estudo
SCMBH 2024: Temas quentes que caem na prova
6 minutos de leitura
Para se formar em medicina é necessário muito esforço, disciplina e dedicação, principalmente nos dois últimos anos, onde, além de conciliar as demandas habituais do curso, é necessário dar conta da rotina exaustiva do internato e da preparação para as provas de Residência Médica.
Nesse período, para saber utilizar o tempo da maneira mais produtiva possível, é comum que o candidato se encontre à flor da pele, tentando dar conta de uma quantidade absurda de obrigações que precisam, mais do que nunca, de um ótimo planejamento e capacidade de priorização de atividades.
Esse é um período também de muita ansiedade, incertezas e sentimentos de insuficiência no qual, inclusive, naturaliza-se bastante, de maneira errada, o esgotamento e o estudo sem limites, o que não é saudável.
Para fazer uma boa divisão de matérias e ter uma ótima organização é preciso que os alunos utilizem as ferramentas corretas e comprovadamente capazes de entregar o que eles precisam!
Por isso, existem algumas ferramentas e métodos que ajudam você a salvar seu tempo através do aumento da sua produtividade.
Desse modo, você pode utilizar seu dia-a-dia para executar outras atividades também importantes para você.
Abaixo, nós da Aristo, disponibilizamos alguns métodos que ajudarão você a mudar a sua forma de enxergar a preparação para a prova de Residência.
Vem com a gente!
Com o aumento do número de faculdades de medicina e da maior quantidade de brasileiros concluindo o curso em instituições estrangeiras, é comum que os candidatos à Residência Médica sintam que cada vez a disputa por uma vaga se torna muito mais difícil.
E essa é uma tendência natural visto que, no futuro, haverá cada vez mais médicos e, portanto, mais pessoas disputando vagas para a mesma especialidade.
Sendo assim, as melhores vagas de Residência Médica serão conquistadas pelos alunos mais bem preparados que entenderam, antes de mais nada, como planejar e ter disciplina nos estudos, fazendo isso de maneira constante e estratégica.
A fórmula da “aprovação ágil” consiste em um método para melhorar a sua administração do tempo.
Esse método prioriza a resolução das questões mais fáceis e médias, em detrimento das questões mais difíceis, pois elas representam uma maior porcentagem da prova em quantidade.
Esse é um modelo que determina que, para obter um bom resultado nas provas, é necessário acertar 95% das questões consideradas fáceis, 75% das questões médias e 20% das questões difíceis.
Tomando essa lógica como um norte para a resolução de questões, não há sentido em dar o mesmo peso às questões difíceis que aquele dado às questões fáceis.
O candidato que quiser se preparar profissionalmente para as provas deve focar antes de tudo em garantir um bom desempenho em relação às questões fáceis.
No todo, o ideal é acertar uma taxa de 60% em questões ao todo da prova para um bom desempenho.
Por isso mesmo, acertar as questões fáceis é tão relevante. Porque elas irão aumentar o seu resultado global.
Certo, agora você já sabe o quão importante é utilizar as questões fáceis como impulsionadoras da sua nota final e é por isso que você irá focar nelas daqui para frente.
No entanto, em um universo de inúmeras questões já produzidas, fica muito complicado dividi-las por dificuldade até porque essa classificação, se feita individualmente, será subjetiva. Uma questão considerada fácil para você, pode ser considerada difícil para outro e vice-versa.
Para facilitar a sua vida e te ajudar a alcançar os resultados necessários, a plataforma Aristo já faz essa classificação por questões utilizando o nível de dificuldades que elas apresentam.
Essa é uma classificação feita comprovadamente com base nos erros e acertos obtidos nessas mesmas questões por outros alunos.
Portanto, em regra, para alcançar uma pontuação mínima de 60%, é essencial que você acerte o máximo de questões consideradas fáceis.
O restante do tempo, concentre-se em acertar as questões consideradas de nível médio.
Então não devo dedicar tempo às questões difíceis?
Não! Pois, além dos temas difíceis serem mais complexos, muitas das vezes são temas que confundem os próprios mentores.
São temas que podem, até mesmo, acabar confundindo, algumas vezes, os próprios mentores ou quem tem mais tempo na área.
Portanto, o ideal é seguir a regra dos 95%, 75% e 20% para selecionar as questões e dedicar-se na elaboração das mesmas, corrigindo erros e reforçando pontos.
Principalmente das questões mais fáceis disponibilizadas no histórico da instituição.
escuro
Para alcançar mais segurança e resultados na prova, busque também, no momento de resolução do exame, iniciar pelas questões mais fáceis. Dessa forma, você consegue ganhar agilidade.
Nós da Aristo utilizamos a técnica do direcionamento micro, que nos ajuda a identificar o que realmente costuma cair nas provas.
Basicamente, o que fazemos é prever qual será a incidência de temas baseados no que já aconteceu com aquele tema em outras provas do passado.
Através do direcionamento micro é possível encontrar um conceito-chave que estará sempre presente quando aquele tema for abordado no exame e,dessa forma, nosso aluno consegue ter maior previsibilidade sobre a prova que irá fazer.
Esse é um conceito utilizado tanto na forma como nós da Aristo organizamos os nossos formulários de questões e as perguntas em nossos flashcards quanto nas aulas teóricas dentro da Aristo Class.
As aulas, por serem mais longas, acabam detalhando mais determinado assunto-chave, porém, não desfocando de outros temas que também não podem faltar para que o aluno consiga melhor performar na prova.
Utilizamos tanto essa tática durante tanto tempo e obtivemos ótimos resultados entre os nossos alunos que, até mesmo, colocamos nela um nome: CCQs (Conhecimento Chave por Questão).
Isso quer dizer que todas as atividades e tarefas existentes na plataforma para os nossos alunos são estritamente focadas na performance, abordando temas que, com toda a certeza, cairão na prova.
Não perca tempo, conheça a nossa plataforma e comece a se preparar de maneira profissional para as suas provas de Residência Médica!