Editais e Provas

Prova R1: resumo de algumas das principais provas do país

Escrito por: Lindamey
10 de julho de 2024 10/07/2024
7 minutos de leitura 7 minutos de leitura

Prova R1: veja aqui um resumo do perfil de prova de algumas das principais instituições do Brasil que preparamos especialmente para você.

As principais instituições de residência médica desempenham um papel crucial na criação de cursos para residentes ao estabelecerem diretrizes e padrões de qualidade para a formação médica. 

Essas instituições garantem que os programas de residência sejam estruturados para abranger tanto o conhecimento teórico quanto às habilidades práticas para o exercício profissional seguro e eficaz. 

Dessa forma, elas contribuem significativamente para a formação de profissionais médicos qualificados e preparados para enfrentar desafios complexos de saúde.

Dentre todas as instituições de residência médica do país, algumas se destacam por sua alta procura ou complexidade para a aprovação. 

Como sabemos que muitos são os nossos alunos que farão alguma dessas provas, resolvemos reunir aqui um resumo das principais provas para você se preparar para o ano de 2024. 

Confira! 

USP-SP

PROVA R1 FMUSP

Qual o perfil de prova R1 da FMUSP? 

Enunciados e alternativas longas podem tornar a prova cansativa, portanto, pratique a leitura rápida e identificação das informações chave. 

Na grande área Preventiva, concentram-se mais questões difíceis e é crucial memorizar a lista de notificação compulsória, além de compreender os conceitos dos estudos

epidemiológicos e as modalidades de prevenção (primária, secundária e terciária).

A prova de Preventiva também aborda temas relacionados à gestão em saúde, ética profissional e políticas públicas. Prepare-se para atuar no contexto do SUS, compreendendo esses assuntos. 

A maioria das questões médias são de nível médio-fácil (45-59% de acertos), então dedique-se para garantir um bom domínio dessas questões.

Quais os 10 assuntos da FMUSP que mais caíram na prova nos últimos 5 anos? 

1. Trauma 

2.Testes diagnósticos 

3.Peroperatório 

4.SUS 

5.Trauma Abdominal 

6.Atenção Primária à Saúde 

7. Crescimento e desenvolvimento 

8.Emergências pediátricas 

9.Síndromes exantemáticas 

10.Diabetes

UFRJ

PROVA R1 UFRJ

A prova R1 da UFRJ possui questões bastante objetivas em todas as áreas, com casos clínicos curtos, restringindo-se à informação necessária para responder ao comando o qual, geralmente, é bastante direto! 

Em 2023, caíram mais questões com imagens do que o habitual dos anos anteriores.  Além disso, há cobrança de temas do ciclo básico, embora venha reduzindo nos últimos anos! 

Um exemplo é a Cirurgia, que, por vezes, cobra alguns detalhes anatômicos (origem de artérias, irrigação e afins) e a Pediatria, que cobra alguns conceitos em Bioquímica e Fisiologia.

TOP 10 dos últimos 5 anos

1. SUS 

2. Trauma 

3. Peroperatório 

4. Vigilância epidemiológica 

5. Pré-natal 

6. Sangramentos na gravidez 

7. Abdome agudo 

8. Ortopedia 

9. Estudos epidemiológicos 

10. Indicadores de saúde

SES-PE

PROVA R1 SES PE

A SES-PE é uma prova R1 que apresenta, majoritariamente, questões contextualizadas por casos clínicos, com mais destaque para as áreas de Cirurgia e Clínica. 

A prova é composta, principalmente, por questões de média dificuldade. 

Clínica médica tem muitas questões, normalmente com perguntas sobre propedêutica e conduta terapêutica diante do caso apresentado.

Na cirurgia, a maioria das questões são de média dificuldade. 

Chama a atenção o fato de que já cobraram algumas questões “históricas”, bem fora do Pareto, como nome de cirurgiões.

Ginecologia e obstetrícia têm maioria das questões com casos clínicos, bem como maior quantidade de questões fáceis e médias.

Pediatria sempre aparecem questões sobre imunização, principalmente sobre o calendário vacinal, que aqui é tema super Pareto.

Preventiva se divide entre questões mais diretas e questões um pouco mais longas. 

Temas como SUS, Indicadores de saúde, Tipo de estudos e Vigilância são Pareto.

Quais são os TOP 10 assuntos dos últimos 5 anos da prova? 

1. SUS 

2. Parto 

3. Pré-natal 

4. Indicadores de saúde 

5. Icterícia cirúrgica 

6. Peroperatório 

7. Bioestatística 

8. Vigilância epidemiológica 

9. Imunizações 

10. Trauma

SUS-BA

SUS BA

A prova R1 do SUS-BA é composta por 45 questões de múltipla escolha com 4 alternativas cada + 30 questões discursivas (total de 75 questões). 

Os enunciados das questões objetivas são casos clínicos e as alternativas e respostas são bem diretas. Tem se observado um aumento progressivo na incorporação de mais imagens nas provas de cirurgia. 

Já nas questões abertas as respostas são objetivas, sendo a maioria delas respondida em 3 a 5 palavras ou, no máximo, uma frase.

TOP 10 dos últimos 5 anos

1. Infecções sexualmente transmissíveis

2. Medicina legal

3. Diabetes

4. Trauma

5. Pneumonia

6. Síndromes hipertensivas na gestação

7. Crescimento e desenvolvimento

8. SUS

9. Vigilância epidemiológica

10. Dermatologia

SES-DF

As provas da SES-DF não costumam incluir questões mais longas, sendo um exame não muito cansativo já que apresenta apenas duas opções de resposta: V ou F.

Esse exame é composto de enunciados com casos clínicos e perguntas relacionadas ao caso (2 a 8 questões). As perguntas envolvem diagnóstico, propedêutica, tratamento e complicações de doenças.

A prova da SES-DF também costuma possuir imagens, e nos últimos 3 anos, solicitou que os candidatos fizessem a análise de ECG. Nas últimas edições, as questões que caíram na prova foram de anatomia pura (com relação ao caso apresentado) e cirurgia geral, para ser julgada como V ou F.

Além disso, em preventiva, o perfil das questões volta-se mais à prevenção de doenças comuns do que, necessariamente, de conhecimentos ultraespecíficos sobre o SUS. 

Nos últimos 5 anos, a prova seguiu uma tendência de assuntos mais cobrados. Esses foram (em ordem decrescente): trauma, síndromes respiratórias na infância, pré-natal, infecções sexualmente transmissíveis, abdome agudo, dermatologia, infecções congênitas, síndromes coronárias e diabetes.

A menor nota de corte na primeira fase (prova objetiva) foi de 69.7 para a especialidade de acupuntura e de 103 pontos para a especialidade de neurocirurgia. Na segunda fase (avaliação curricular) a menor nota, de 76.5, foi para a especialidade de ortopedia e traumatologia é a maior, com 104.55 pontos foi para a especialidade de otorrinolaringologia. 

TOP 10 dos últimos 5 anos:

1. Trauma

2. Pré-natal

3. Crescimento e desenvolvimento

4. Síndromes coronarianas

5. Infectologia pediátrica

6. Síndromes respiratórias baixas na infância

7. Abdome agudo

8. Dermatologia

9. Peroperatório

10. Síndromes respiratórias altas na infância

Como a Aristo trabalha com você para juntos alcançarem o seu sonho?

  1. A partir do curso preparatório você cria mais foco no conteúdo realmente relevante para a sua prova;
  2. Através dele você acessa materiais e recursos exclusivos e úteis para a sua melhor performance na prova;
  3. Através dele você tem acesso a simulados e exercícios práticos;
  4. Acesso a orientação especializada, além de outras vantagens como:
  5. Criação de networking e apoio mútuo;
  6. Mais motivação e disciplina;
  7. A Aristo tem o preparatório para a Residência Médica pensado exclusivamente para você!
Receba nossos conteúdos em primeira mão

Assine a newsletter Aristo e receba nossos conteúdos em seu e-mail

Posts relacionados