Editais e Provas

Residência Médica AMP 2022-2023: edital, cronograma, perfil da prova e incidência de temas

Escrito por: Lindamey
16 de novembro de 2022 16/11/2022
6 minutos de leitura 6 minutos de leitura
Residência Médica AMP 2022-2023: edital, cronograma, perfil da prova e incidência de temas

Acesse o Edital de convocação nº 01/22 do processo seletivo para Residência Médica da Associação Médica do Paraná 2022-2023, lançado pela Universidade Corporativa da AMP.

Histórico da instituição

A Associação Médica do Paraná (AMP) tem a data de 2 de julho de 1933 como marco inicial – quando foi realizada assembléia conjunta entre a Sociedade de Medicina, a Sociedade Médica dos Hospitais e o Sindicato Médico do Paraná, a fim de reunir em uma única instituição as funções de órgão de classe, de associação científica e de centro promotor de medicina social.

A primeira diretoria da AMP tomaria posse em 7 de setembro de 1933, sob gestão do Dr. Milton Macedo Munhoz. Desde então, a Associação tem se dedicado a congregar e defender os interesses da classe médica do Estado, a promover valores éticos e desenvolvimento científico, e a prestar atenção constante aos serviços de saúde oferecidos à sociedade paranaense.

Veja a lista de hospitais participantes do processo seletivo para Residência Médica AMP 2022-2023:

Cronograma e etapas da Residência Médica AMP 2022-2023

Confira o cronograma completo da Residência Médica AMP 2022-2023 nas páginas 8-9 do edital.

O edital para Residência Médica AMP 2022-2023 foi publicado no dia 31 de agosto de 2022, abrindo inscrições no período de 15 de setembro a 5 de outubro de 2022, que devem ser realizadas no site da Universidade Corporativa (UCAMP) – órgão da AMP responsável por organizar o processo seletivo junto aos hospitais participantes. O valor da taxa de inscrição corresponde a R$ 520,00 + taxa da Comissão de Residência Médica do hospital pretendido pelo candidato.

As taxas de inscrição dos diferentes programas de residência médica podem ser conferidas nos editais específicos, acessíveis aqui.

O candidato em curso no Programa de Valorização do Profissional na Atenção Básica (PROVAB), Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade/Medicina Geral de Família e Comunidade (PRMGFC) ou Ação Estratégica “O Brasil Conta Comigo” poderá requerer pontuação adicional de 10% ao realizar a inscrição.

As bonificações não são acumulativas, não poderão elevar a nota final do candidato para além da nota máxima prevista para cada fase e, por fim, não poderão ser usadas mais de uma vez por cada candidato após matrícula em algum programa de Residência Médica.

Sendo um processo seletivo unificado que abrange diversas instituições, a prova de Residência Médica da AMP tem uma primeira fase sob responsabilidade da Associação, e uma segunda fase sob responsabilidade dos programas de residência pretendidos.

A primeira fase consiste em prova objetiva de caráter classificatório e eliminatório:

  • Prova geral (Acesso Direto): 100 questões de múltipla escolha distribuídas igualmente entre as 5 áreas básicas da medicina, apresentando 5 opções e com apenas uma alternativa correta. Os candidatos disporão de até 4 horas para a conclusão;
  • Provas específicas (Pré-Requisito): de 20 a 50 questões questões de múltipla escolha, com cinco alternativas e apenas uma correta, versando exclusivamente sobre a área básica respectiva, que será unificada conforme o pré-requisito. Os candidatos disporão de até 3 horas para a conclusão.

Nos dois casos, 15 minutos adiconais estão reservados para preenchimento do cartão de respostas. A aplicação das provas está prevista para a manhã do dia 6 de novembro de 2022, no seguinte endereço: Universidade Positivo – Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, n.° 5.300, bairro Campo Comprido, Curitiba – Paraná.

A segunda fase envolve entrevista e análise curricular e/ou prova prática, conforme o programa de residência pretendido. Confira aqui os detalhes, acessando os editais de cada hospital participante.

Perfil da prova de Residência Médica AMP

A prova de residência médica da AMP costuma envolver muitas questões que apresentam casos clínicos seguidos de duas afirmações, e o candidato deve saber responder se uma ou ambas alternativas são verdadeiras, ou se uma serve de justificativa da outra.

Estudando com questões na Plataforma Aristo: infecções de vias aéreas superiores na AMP 2019.

Outro tipo recorrente de questão consiste em definir alternativas corretas e incorretas a partir de 4 alternativas.

Estudando com questões na Plataforma Aristo: hemorragia digestiva alta na AMP 2021.

Ainda, cabe notar que há pouco uso de imagens e de comandos para marcar a alternativa incorreta.

Incidência de temas na prova de Residência Médica da AMP

Acompanhe no quadro abaixo detalhes da incidência de temas nas provas de residência médica da AMP, em níveis macro e micro:

Incidência de temas na prova de Residência Médica da AMP.

Relato de ex-aluno Aristo

Julia se formou em medicina na UFPR em 2020. Em 2019, experimentou um curso de preparação tradicional, com foco em conteúdos de apostilas, e não notava avanço nos resultados dos simulados que fazia. Conheceu a então JJ Mentoria em 2020, por indicação de uma amiga. Adotando a nossa metodologia, ela obteve o primeiro lugar em neurocirurgia no Hospital Evangélico pela prova de residência médica da AMP – reconhecida como uma das mais difíceis do país!

https://www.youtube.com/watch?v=NO5DZEcX_60
1° lugar no Hospital Evangélico (AMP-PR) em Neurocirurgia.

Quer aprovação na Residência Médica AMP 2022-2023?

A Aristo tem o método mais eficaz para a sua preparação, alinhando conteúdos e estratégia por meio de Inteligência Artificial para garantir a sua aprovação.

Clique aqui e conheça nossos cursos. Aproveite a Black November Aristo e faça pré-inscrição para desfrutar da melhor metodologia pelo menor preço do ano!

Receba nossos conteúdos em primeira mão

Assine a newsletter Aristo e receba nossos conteúdos em seu e-mail

Posts relacionados