- Dicas de Estudo
SCMBH 2024: Temas quentes que caem na prova
6 minutos de leitura
A etapa de estudos para a Residência Médica representa não apenas um desafio acadêmico, mas um ponto decisivo na carreira profissional de um médico.
A prova de residência define não apenas a especialidade em que o profissional irá se especializar, mas também o local onde irá desenvolver seus conhecimentos e práticas clínicas fundamentais.
Além disso, o sucesso nessa etapa abre portas para oportunidades de aprendizado contínuo e desenvolvimento profissional ao longo da carreira médica.
Saiba mais sobre algumas das principais instituições de residência médica no sul do Brasil abaixo!
A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) teve como precursoras a Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre (1961-1980) e a Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (1980-2008), tornando-se uma Universidade a partir de 2008, com a progressiva ampliação de oferta de cursos a nível de graduação e pós-graduação.
Atualmente, a instituição conta com 16 cursos de graduação, 64 programas de Residência Médica, 4 programas de Residência Multiprofissional, 9 cursos de Especialização e 12 programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. Em 2021 registrou o maior número de residentes médicos em atividade, totalizando 493 indivíduos.
Dois estilos de questões têm sido predominantes nas provas da UFCSPA: oferecer afirmações e questionar sobre a condição de verdadeiro ou falso, e enunciados diretos em torno de algum tema, sobre o qual se deve assinalar alternativa correta.
A prova não explora muitos casos clínicos, e perguntas sobre Epidemiologia, Etiologias e achados em exames físicos têm sido recorrentes. Na Epidemiologia, costuma-se cobrar tipos de estudos epidemiológicos e características relacionadas.
Se há casos clínicos, eles prevalecem em Ginecologia e Obstetrícia e em Pediatria. Apresentar situações específicas para, em seguida, questionar quais exames são indicados é outro estilo de questão explorado nas provas da UFCSPA.
Ainda, vale notar que estão previstas pelo menos duas questões de Psiquiatria para cada uma das 5 áreas básicas.
Organizado desde 2020 pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), o Exame Nacional de Residência Médica (ENARE) foi implementado para centralizar o acesso aos programas de residência médica, uni e multiprofissional.
Essa é uma prova que tende a ter muitas questões anuladas, pois está no começo, foram aplicadas somente duas até agora.
No primeiro ano, nove questões foram anuladas e no segundo, seis.
A maioria das questões é de nível fácil, mas a prova gosta de cobrar conceitos de anatomia.
Gostam de cobrar antibioticoprofilaxia em cirurgias, câncer gástrico, prevenção (tipos de prevenção e exames), sinais de semiologia, identificação de ECG, especialmente taquiarritmias.
É uma prova com predominância maior de perguntas diretas no lugar de casos clínicos, mas os casos clínicos também aparecem.
Na preventiva, o enfoque no SUS e no seu funcionamento é alto. Adoram cobrar questões sobre ética médica também.
Dica de evolução da prova De 2021 para 2022 a prova passou a cobrar mais alguns conceitos bioestatísticos, envolvendo contas e indicadores/razões.
A Associação Médica do Paraná (AMP) tem a data de 2 de julho de 1933 como marco inicial – quando foi realizada assembleia conjunta entre a Sociedade de Medicina, a Sociedade Médica dos Hospitais e o Sindicato Médico do Paraná, a fim de reunir em uma única instituição as funções de órgão de classe, de associação científica e de centro promotor de medicina social.
A Associação Médica do Paraná (AMP) tem a data de 2 de julho de 1933 como marco inicial – quando foi realizada assembléia conjunta entre a Sociedade de Medicina, a Sociedade Médica dos Hospitais e o Sindicato Médico do Paraná, a fim de reunir em uma única instituição as funções de órgão de classe, de associação científica e de centro promotor de medicina social.
A primeira diretoria da AMP tomaria posse em 7 de setembro de 1933, sob gestão do Dr. Milton Macedo Munhoz. Desde então, a Associação tem se dedicado a congregar e defender os interesses da classe médica do Estado, a promover valores éticos e desenvolvimento científico, e a prestar atenção constante aos serviços de saúde oferecidos à sociedade paranaense.
Nos últimos 6 anos de prova, observamos que a AMP, é uma prova que consta com muitas questões com pequenos casos clínicos seguidos de duas afirmações, o candidato deve saber responder se uma ou ambas alternativas são verdadeiras e se uma é justificativa da outra.
A instituição no geral não gosta de imagens, em 2023, por exemplo, não houve nenhuma questão com este recurso.
A Associação Médica do Rio Grande do Sul tem origem no começo da década de 1950, assumindo desde o início o objetivo de reunir médicos em uma instituição baseada em princípios associativistas que sejam expressos em projetos de educação continuada e na promoção de eventos e debates relacionados à saúde e ao exercício da medicina.
Dois personagens foram fundamentais nas articulações institucionais que permitiram o surgimento da AMRIGS: Dr. Paulo Queiróz Telles Tibiriçá e Dr. Bruno Attilio Marsiaj, então responsáveis pela Sociedade Medicina de Porto Alegre e pela Sociedade de Cirurgia do Rio Grande do Sul, respectivamente. A fundação ocorreu em 27 de outubro de 1951, no contexto da Primeira Jornada de Cirurgia da Sociedade de Cirurgia de Porto Alegre – evento realizado na sede da então Faculdade de Medicina de Porto Alegre, atual Faculdade de Medicina da UFRGS.
A prova da AMRIGS habitualmente traz questões objetivas com respostas curtas. É comum que explore questões sobre assertivas (I, II e III), questões de verdadeiro ou falso, e questões que exigem identificação do item ou alternativa incorreta.
É uma prova que não explora muito o uso de imagens e que cobra muitos conceitos teóricos.
O conteúdo do Extensivo R1 é pensado para atender os objetivos do aluno do quinto ano: criar uma base sólida de conhecimento sobre os assuntos que mais caem na prova de Residência Médica.
Se você está no quinto ano da sua Residência Médica, o Extensivo Programado é pensado para você!
Dentro do curso você acessa:
Plataforma com inteligência artificial que personaliza seu estudo
Estudo adaptado às suas necessidades, potencializando sua aprendizagem. Esqueça a sensação de estudar conteúdos desnecessários. A IA identifica e foca nas suas áreas de melhoria.
Planejamento semanal de estudos com metas específicas
Organização e direcionamento claro para a sua rotina de estudos. Acabe com a incerteza do que estudar a seguir.
Estudo focado nos temas que mais caem nas provas
Maximização do tempo de estudo ao focar no que é mais relevante.
Estudo prático, com banco de questões comentadas e flashcards
Reforço e fixação do aprendizado através da prática constante.
Materiais digitais objetivos e direto ao ponto
Acesso rápido a conteúdos concisos que vão direto ao que você precisa saber.
Suporte individual com um mentor
Orientação personalizada para guiar sua jornada de estudos.