- Editais e Provas
- Revalidação
Prova Revalida: Tudo o que você precisa saber para o 2º semestre de 2024
7 minutos de leitura
Acesse o edital do PSU-MG 2022-2023, lançado pela Associação de Apoio à Residência Médica de Minas Gerais.
Confira o cronograma completo do PSU-MG 2022-2023 na página 7 do edital.
O edital para Residência Médica PSU-MG 2022-2023 foi publicado no dia 16 de setembro de 2022, abrindo inscrições para a 14ª edição no período de 4 a 18 de outubro de 2022. As inscrições devem ser realizadas no site da AREMG – instituição responsável por organizar o processo seletivo. O valor da taxa de inscrição é de R$ 220,00.
O PSU-MG 2022-2023 inclui 460 programas de residência médica em 79 instituições, contemplando 64 especialidades e oferecendo um total de 1314 vagas, sendo 1038 de Acesso Direto e 276 de Pré-Requisito.
Acesse as listas completas de programas e vagas de acesso direto e de pré-requisito para o PSU-MG 2022-2023 nas páginas 12-27 do edital.
Veja a lista de instituições participantes em 2022:
O candidato que tiver concluído o Programa de Valorização do Profissional na Atenção Básica (PROVAB) ou cursado Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade/Medicina Geral de Família e Comunidade (PRMGFC) poderá requerer pontuação adicional de 10% ao realizar a inscrição.
A prova do PSU-MG tem duas fases. A primeira fase consiste em prova objetiva de caráter classificatório e eliminatório, correspondendo a 90% da nota final. Veja abaixo o detalhamento dos formatos de prova objetiva para programas de acesso direto e com pré-requisitos:
Apenas candidatos que pontuarem pelo menos 50% da prova objetiva estarão habilitados à segunda fase, a análise de currículo, que corresponde a 10% da nota final. Os currículos devem ser submetidos no ato da inscrição, em formatos especificados no anexo I (para acesso direto) e no anexo II (para pré-requisito) do edital do PSU-MG 2022-2023.
Em geral, as questões das provas do PSU-MG são muito bem contextualizadas e inteligentes. Boa parte delas traz alternativas com enunciados longos, que precisam de análise cuidadosa.
As questões costumam envolver mais de uma informação por vez, trazendo várias afirmativas em uma mesma alternativa. Por exemplo: – sinais – diagnóstico – propedêutica – tratamento – droga de escolha – via de administração – dose – complicação.
A prova de Pediatria sempre traz casos bem aplicados à vida, como alimentação, crescimento e imunização em casos específicos.
Muitas questões trazem várias alternativas com informações corretas. Porém, é pedido que seja assinalada a mais adequada. Portanto, recomendamos aos candidatos que leiam todas as alternativas e tenham cuidado com o comando direto do enunciado (“mais provável”, “mais adequada”, “mais eficaz”, “melhor custo-benefício”, etc).
A prova de clínica costuma conter imagens, em especial radiografias de tórax.
Um tipo de questão recorrente é baseada em apresentar um caso clínico e, a partir dele, cobrar 3 questões com objetivos diferentes, mas no mesmo contexto. Recomendamos atenção a isso, pois dominar uma questão sobre o caso pode ajudar a entender melhor o contexto e esclarecer a próximo questão sobre o mesmo paciente.
Acompanhe no quadro abaixo detalhes da incidência de temas nas provas de residência médica do PSU-MG, em níveis macro e micro:
Enquanto Fábio tentava aplicar o método Aristo sem ser aluno, sentiu que estava perdendo seu tempo estudando, pois tinha muita dificuldade em programar as revisões e estudos sem a inteligência artificial da plataforma. Foi então que ele entrou para o time Aristo (antiga JJ Mentoria), em 2021, e tudo mudou! Tirou 60% no simulado de nivelamento e, na prova, conquistou a maior nota do PSU-MG, com 87%!
Quer a aprovação no PSU-MG 2022-2023? A Aristo oferece a melhor metodologia de preparação, alinhando conteúdos e estratégia para garantir a sua vaga. Clique aqui e conheça nossos cursos.