Revalidação

Revalida INEP 2022/2: tudo que você precisa saber

Escrito por: Aristo
22 de junho de 2022 22/06/2022
3 minutos de leitura 3 minutos de leitura
Revalida INEP 2022/2: tudo que você precisa saber

O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) publicou no último dia 6 de junho o edital n° 43, que abre as inscrições para a prova do Revalida INEP 2022/2.

O exame é voltado aos médicos diplomados por instituições estrangeiras que desejam atuar no Brasil, e tem o objetivo de verificar a aquisição de conhecimentos e competências necessários ao exercício profissional da medicina, conforme as diretrizes vigentes no país.

Sobre o Revalida INEP 2022/2

As inscrições devem ser feitas por meio do site do sistema Revalida/INEP, observado o prazo de 21 a 27 de junho. A taxa inscrição, no valor de R$410,00, poderá ser paga até o dia 30 de junho, exclusivamente via Guia de Recolhimento da União (GRU) gerada no endereço <revalida.inep.gov.br/revalida/inscrição>.

O processo será dividido nas fases teórica e prática. A primeira fase abordará as cinco grandes áreas da Medicina (Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Saúde Coletiva) em duas provas: uma objetiva, com 100 questões de múltipla escolha, e outra discursiva, composta por 5 questões.

Primeira fase do Revalida INEP 2022/2

As provas da primeira fase serão aplicadas no dia 07 de agosto, em Brasília/DF, Campo Grande/MS, Curitiba/PR, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio Branco/AC, Salvador/BA e São Paulo/SP, à escolha do candidato.

Os horários previstos para os turnos da manhã e da tarde são, respectivamente, das 8h as 13h e das 15h30 as 19h30 – mas, atenção, os portões abrem 1 hora e fecham 15 minutos antes do horário de início previsto. O resultado da primeira fase está previsto para 7 de outubro.

Segunda fase do Revalida INEP 2022/2

A segunda fase, envolvendo prova prática de habilidades clínicas, será objeto de um edital próprio, ao qual poderão concorrer os aprovados na primeira fase. Os candidatos aprovados na primeira fase e reprovados na segunda permanecerão habilitados às duas edições seguintes do Revalida, sem necessidade de se submeter novamente à primeira fase.

Mesmo antes da publicação do edital da segunda fase, é possível destacar alguns pontos para atenção dos candidatos que vamos destacar abaixo.

Dicas importantes sobre o Revalida INEP 2022/2

A primeira delas é a limitação de vagas. Uma vez que a capacidade de atendimento dos hospitais utilizados na aplicação das provas é limitada, o sistema de inscrição desabilita a opção por qualquer local que tenha atingido o limite de vagas pré-definido. Por isso, é importante planejar e antecipar.

Em segundo lugar, a estrutura da prova prática. O candidato deverá percorrer 10 estações ao longo de 2 dias, nas quais serão exigidas tarefas específicas de cada área determinada. O exame tem como referência os atendimentos em contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, segundo as diretrizes vigentes.

Na Aristo você encontra os melhores cursos para garantir sua aprovação na prova de Revalidação, clique aqui e confira!

Receba nossos conteúdos em primeira mão

Assine a newsletter Aristo e receba nossos conteúdos em seu e-mail

Posts relacionados