- Dicas de Estudo
SCMBH 2024/2025: Esteja preparado para a prova. Confira dicas de estudo e preparação
7 minutos de leitura
O processo de estudos para a Residência Médica envolve diversas etapas que devem estar conectadas entre si.
Em um primeiro momento, por exemplo, o aluno que deseja se preparar corretamente deve ter em mente que elaborar um bom planejamento, antes de tudo, é primordial para que ele consiga colocar em prática uma estratégia de estudos executável.
No entanto, sabemos que não adianta elaborar o melhor planejamento do mundo e estudar de maneira exemplar, caso o aluno não retorne para rever o que estudou.
Quando falamos em estudos de qualidade a ação de revisar é essencial já que tendemos a esquecer rápido das informações que adquirimos.
Na fase da revisão, o aluno deve dar bastante atenção a como organiza os horários para conseguir rever os assuntos com os quais ele já teve contato antes.
No entanto, mesmo sabendo da importância da revisão dos assuntos vistos, para a consolidação da informação, muitos estudantes que desejam obter um bom resultado nas provas de Residência Médica acabam negligenciando a boa organização dessa etapa.
Por conta disso, é comum que esses estudantes cometam erros revisando o mesmo conteúdo diariamente, revendo o conteúdo estudado apenas próximo a data da prova ou começando a revisar com certa frequência, porém, mais tarde, abandonando a prática por perceberem o trabalho que ela dá.
Sabendo que esse comportamento traz muitos prejuízos para os candidatos Brasil afora, a Aristo preparou um conteúdo exclusivo para você saber como fazer uma revisão que realmente traga resultados.
Veja a seguir!
Esquecemos o que aprendemos em uma velocidade alta conforme o tempo passa e, por isso, se desejarmos realmente aprender algo, será necessário que saibamos administrar o tempo.
Essa é uma constatação vinda de um estudo feito pelo cientista Hermann Ebbinghaus
conforme demonstrado na imagem abaixo.
Na imagem podemos perceber que, com 20 minutos, retemos até 58% da informação já com 31 dias, essa porcentagem cai para 21%.
Você, provavelmente, já deve ter vivenciado isso na prática em algum momento quando tentou resgatar na memória alguma informação, porém, não conseguiu a não ter consolidado a tempo esses dados no cérebro.
Como falamos anteriormente, são vários os erros que os alunos cometem no momento da revisão, porém, o pior deles é o ato de deixar para revisar o conteúdo muito próximo da prova.
Isso porque, dessa forma, você apenas rememora para decorar a informação e acaba não internalizando o conteúdo, tendo muita coisa para revisar em cima da hora e aumentando a ansiedade pré-prova.
A revisão ideal para o seu aprendizado é aquela que inicia no dia seguinte do seu início de estudos e que possui um espaçamento ideal para ser feita.
Sabendo disso, nossos alunos praticam o que chamamos de revisão repetida e espaçada.
A nossa revisão repetida e espaçada nada mais é que uma revisão direcionada, focada no objetivo do aluno e com o intervalo de tempo ideal para manter os assuntos mais relevantes sempre frescos na memória.
uma revisão direcionada, focada no objetivo do aluno, e com o intervalo de tempo ideal para manter os assuntos mais relevantes, sempre frescos na memória.
Por exemplo, digamos que você estude o tema “infarto” hoje.
Será necessário voltar a ler sobre infarto (pelo menos os principais conteúdos), primeiro em curtos períodos de tempo e, depois, ir espaçando cada vez mais.
Isso porque a repetição mais assídua feita no início da sua estratégia será capaz de consolidar o assunto na sua memória e, a partir desse momento, o que restará é fazer a manutenção desse conhecimento.
A diminuição da lembrança ocorre devido às informações adquiridas já estarem em uma zona de memória muito mais perene.
Nós da Aristo identificamos que a melhor revisão é aquela feita na prática através de questões.
Isso porque a resolução de questões dá a possibilidade ao aluno de visualizar como a prova que ele irá fazer está estruturada e, dessa forma, o aluno consegue melhor se preparar.
Em nossa plataforma, a Inteligência Artificial utiliza dois critérios para fazer a análise de como a revisão deverá ser feita pelo candidato.
O primeiro critério consiste na individualização dos assuntos mais relevantes de acordo com a instituição escolhida pelo aluno e o segundo considera o nível de conhecimento e maturidade que cada aluno possui em relação ao tema revisado.
Como você pôde verificar, o processo de revisão, para ser feito da melhor maneira possível, acaba sendo bastante complexo e necessita de tempo e dedicação da parte do estudante para que seja feito com qualidade.
Nesse caso, portanto, abaixo vão algumas dicas para você conseguir revisar da maneira certa e não perder tempo.
O bom planejamento confere maior previsibilidade e é através dele que você será capaz de identificar qual será o tempo destinado somente às revisões na sua rotina.
Por meio de um bom planejamento, o seu senso de responsabilidade quanto a tarefa a ser executada aumenta e isso evita que você abandone o ato de revisar conforme o tempo.
Para um bom processo de revisão, o melhor a se fazer é guiar-se por meio dos temas mais incidentes.
Justamente por isso, a Aristo mapeou os 10 temas que mais caem em todas as instituições do Brasil, fornecendo uma preparação focada nesses temas para os nossos candidatos no recurso que chamamos de “direcionamento inteligente”.
Com a tecnologia da nossa plataforma, é possível identificar quais são os assuntos que, de maneira geral, têm mais relevância considerando a sua prova específica e o cenário de prova em todo o Brasil.
Através da nossa plataforma, você tem acesso a todos esses recursos e não terá que se preocupar com mais nada, além de estudar os assuntos propostos diariamente e fazer a sua revisão espaçada.
Por meio dos nossos recursos, nós garantimos que você obterá os melhores resultados nas melhores instituições do país!