Dicas de Estudo

Cuide da sua saúde mental: como cumprir metas de estudo sem entrar em Burnout?

Escrito por: Lindamey
1 de setembro de 2023 01/09/2023
5 minutos de leitura 5 minutos de leitura
Mulher de cabelo liso segurando um desenho de cérebro de papel em frente a um fundo azul

Antes de passarmos para você as principais informações sobre como evitar o Burnout durante o seu processo de preparação para a prova de Residência Médica, queríamos que você acompanhasse junto com a gente a seguinte situação: 

Rafael, estudante do 6º ano de medicina, resolveu começar a se dedicar com muito mais foco para a prova que está pensando em passar. 

Ele tem o objetivo de conseguir ser aprovado na especialização de Medicina da Família e Comunidade da Escola de Saúde Pública de São José dos Pinhais. 

Sabendo que não ia ser fácil passar na prova da AMP, Rafael passou a se dedicar o quanto antes: comprou material, livros e apostilas específicas e até criou uma agenda com um tempo reservado especialmente para o estudo. 

Todos os dias então ele passou a se dedicar, seguindo, à risca, seu planejamento! 

Os primeiros 2 dias foram excelentes até que Rafael começou a dormir cada vez mais tarde e acordar mais cedo.

Por possuir um material extenso, ele percebeu que se tornou impossível para ele cumprir com todas as tarefas sugeridas em apenas um dia, ficando ainda muitas atividades a serem finalizadas depois de horas de estudos. 

Com a passagem do tempo e cada vez mais cansado, o estudante passou a sentir alguns incômodos como muito sono durante o dia, falta de atenção, esquecimentos frequentes, irritabilidade, falta de paciência, queda de cabelo e ansiedade. 

Rafael estava entrando em Burnout, condição presente em 78% dos profissionais de saúde em 2020, segundo estudo com amostragem nacional pelo PEBMED. 

Se você sentiu que a situação do Rafael se assemelha à sua, esse é um sinal de alerta e, por isso, nós da Aristo preparamos 3 dicas práticas para você evitar o burnout durante a época final dos estudos para a Residência Médica e não deixar de cumprir suas metas. 

Confira! 

Blocos de tempo com foco total

Em vez de estudar por longos períodos sem pausas, experimente a técnica dos “blocos de tempo com foco total”. 

Reserve um período relativamente curto, como 25-30 minutos (conhecidos como pomodoros), para se concentrar intensamente em uma única tarefa e desligue todas as distrações durante esse tempo. 

Após cada bloco, faça uma pausa curta de 5 minutos e, a cada 3-4 blocos, faça uma pausa mais longa de 15-30 minutos. 

Essa abordagem ajuda a manter sua mente fresca e reduz a sensação de sobrecarga.

Planejamento Flexível com Lista Prioritária: 

Em vez de criar uma lista extensa de tarefas que pode ser esmagadora, experimente criar uma lista diária de prioridades. 

Escolha de 3 a 5 tarefas fundamentais que você deseja realizar naquele dia. Isso não apenas reduz a pressão, mas também permite uma abordagem mais flexível, onde você pode se concentrar na qualidade do estudo em vez da quantidade. 

Se completar suas tarefas prioritárias cedo, você terá tempo extra para revisar ou descansar.

Aprenda ativamente e possua uma variedade de recursos: 

Alterne entre diferentes métodos de estudo para manter o interesse e melhorar a retenção da informação. 

Ao invés de apenas ler, experimente fazer resumos, criar mapas mentais, explicar conceitos para alguém (mesmo que seja um colega de estudos imaginário) ou ensinar virtualmente. 

Essa variedade mantém o cérebro engajado e ajuda a evitar a monotonia. 

Além disso, lembre-se de se envolver em atividades físicas regulares e hobbies que você goste, pois isso pode ajudar a reduzir o estresse e manter um equilíbrio saudável.

Lembre-se de que o Burnout é uma preocupação séria e que é importante reconhecer os sinais precoces como cansaço excessivo, irritabilidade constante e falta de motivação. 

Praticar o autocuidado regularmente, dormir bem, manter uma dieta saudável e procurar apoio quando necessário também são passos cruciais para evitar adquirir a condição durante os estudos de medicina.

A Aristo pensou em todos os recursos para aumentar o seu potencial nos processos seletivos de Residência Médica do país. 

Na Aristo Class o aluno terá acesso a dois tipos de direcionamento: a Inteligência Artificial e os mentores que ficarão disponíveis durante toda a sua jornada para te ajudar no que for preciso.

Nosso método de ensino baseia-se em evidências científicas e aplicamos as principais descobertas da ciência em nossos produtos para aumentar as suas possibilidades de alcançar a nota necessária para ser aprovado na Residência Médica dos seus sonhos. 

Conte, ainda, com o nosso reforço psicológico, capaz de lhe dar suporte durante todo o seu processo.

Gostou? 

Receba nossos conteúdos em primeira mão

Assine a newsletter Aristo e receba nossos conteúdos em seu e-mail

Posts relacionados