- Dicas de Estudo
SCMBH 2024: Temas quentes que caem na prova
6 minutos de leitura
Ao pensar na preparação para a prova de Residência Médica sendo estudante ou médico formado parece que a conta não fecha. Ninguém tem tempo para estudar somente para a Residência.
Isso acontece porque a medicina é uma área que consome muito tempo e energia. Além da rotina exaustiva, ainda tem uma enorme quantidade de conteúdo para estudar constantemente (não somente para a prova).
E como resolver essa equação sem abrir mão de todo aprendizado e trabalho envolvido no processo? É sobre isso que vamos abordar no artigo de hoje.
Existe uma palavra mágica que se chama direcionamento. Você já ouviu ela antes e se for aluno da JJ sabe bem do que estamos falando!
Ao estudar para a prova de residência médica você consegue perceber que os temas possuem importâncias diferentes. Quer um exemplo?
Se você olhar os materiais de um curso tradicional, uma apostila ou aula, vai perceber que ambos possuem a mesma quantidade de páginas/horas.
Mas se você pegar a incidência desses temas nas provas de residência médica dos últimos cinco anos você vai constatar um abismo de diferença. O tema Imunizações cai de 5 a 10 vezes mais do que Vasculite.
Esse é o direcionamento macro, o direcionamento que pega os temas da medicina que são mais incidentes na prova de residência médica e torna seu tempo de estudo mais produtivo.
Além dele, tem o direcionamento micro, que é pegar o tema e destrinchá-lo ainda mais, extraindo o que é essencial naquele assunto.
Para continuar no mesmo exemplo, vale pensar: será que todas as Imunizações são importantes para a prova de residência? Estudar tudo sobre a vacina BCG durante uma hora tem o mesmo peso de estudar tudo sobre a vacina da Hepatite A?
Dentro de cada tema existe o CCQ (Conteúdo-Chave para Questão). No caso de Imunizações, a vacina BCG é muito mais importante e cobrada na prova de residência do que a da Hepatite A. Então, dentro de cada tema existem conteúdos mais importantes do que outros.
Os direcionamentos macro e micro são a melhor forma de começar a resolver a equação do tempo. A partir deles você consegue perceber que não vai estudar a medicina inteira para passar na prova de residência. Pode ficar com o coração e a mente tranquilos.
Passar em residências concorridas é o desejo de muitos alunos, mas isso requer uma preparação profissional e a falta de tempo pode ser um empecilho. Mas saiba que é possível escolher a residência, mesmo sem tempo.
Neste caso, além do direcionamento que pontuamos anteriormente, existe o direcionamento da sua prova, ou seja, você vai direcionar seus estudos para os temas que mais caem na prova de residência da sua instituição prioritária.
O mais importante é saber que não vai aprender tudo e por isso precisa escolher o que estudar de forma consciente, sempre com foco no seu objetivo.