Dicas de Estudo

Você sabe como corrigir os erros da sua prova e ainda aprender com eles? Veja o passo a passo!

Escrito por: Lindamey
20 de janeiro de 2023 20/01/2023
7 minutos de leitura 7 minutos de leitura
Mulher sentada em frente a um computador enquanto escreve em um post-it algo relacionado ao seu objeto de estudo. Foto ilustrando como corrigir os erros da sua prova de Residência Médica.

Saiba como corrigir os erros da sua prova de Residência Médica da maneira certa para aumentar suas chances de aprovação!

Imagine que, após um dia puxado de resolução de questões, você se depare com uma taxa de erro de 70%!

É normal que, no início, o aluno, ao olhar para essa taxa, se sinta mal e fique desanimado, com uma angústia no peito pensando: Poxa! Eu deveria ter acertado mais! 

Apesar de válido, esse é um sentimento errado que o aluno que verdadeiramente deseja evoluir não pode ter! 

A correção das questões pelo estudante é o momento ideal para rever conteúdos, entender seu nível de conhecimento e, principalmente, criar estratégias de melhoria. 

Sabendo da importância que esse fator possui para a elaboração de um plano de estudos estratégico, é que trouxemos um passo a passo para você, estudante, saber como lidar com os erros cometidos nos seus exames para a Residência Médica. 

Portanto, segue aqui com a gente só se você quiser entender como criar um processo de correção eficaz e, de quebra, compreender os benefícios do  “efeito teste” para a sua futura aprovação. 

Nós da Aristo acreditamos que a resolução de questões é um dos melhores métodos de estudo que existe 

Na sua trajetória até a aprovação como estudante, você irá se deparar com diversos métodos de estudo. 

Desde o estudo teórico como uma leitura ou um livro até uma aula presencial ou por vídeo, por exemplo. 

No entanto, apesar dessa grande quantidade de modalidades, aquela indispensável para a aprovação em um concurso tão expressivo como a Residência Médica, é a feitura de questões anteriores. 

Inclusive, é cientificamente comprovado que, ao separar grupos de indivíduos e solicitar que cada um deles estude por um desses métodos, aqueles a obterem os melhores resultados foi o grupo que exercitou a prática da recuperação de informação. 

Esse é o chamado “efeito teste” que, como diz o nome, consiste em testar bastante os conhecimentos que alguém está adquirindo para consolidá-los na cabeça. 

Rapaz jovem sentado em frente ao computador enquanto escreve algo em sua agenda e lê em seu computador. Foto ilustrando como corrigir os erros da sua prova de Residência Médica.

Um excelente meio para fazer isso é utilizando muitas questões, simulados, provas antigas e flashcards. 

Busque ferramentas e materiais focados na aprendizagem por meio da tentativa e erro

Ao iniciar sua preparação, tenha certeza de que você possui todo o suporte de material necessário para testar seus conhecimentos, consolidando eles na sua memória de longo prazo. 

Um exemplo disso, são os flashcards que a Aristo disponibiliza!

Através deles os alunos conseguem testar de maneira rápida e eficaz se recordam de algum conhecimento específico. 

Veja abaixo! 

Exemplo de flashcard dentro da plataforma da Aristo contendo uma pergunta.
Exemplo de flashcard dentro da plataforma da Aristo contendo uma resposta a uma pergunta.

Além desses recursos, a Aristo ainda oferece revisões programadas que contribuem no treinamento prático do aluno para as provas em uma plataforma com design intuitivo, totalmente voltada para a produtividade. 

Imagem de dentro da plataforma da Aristo com os simulados de nivelamento.

Para complementar a prática que o aluno adquire resolvendo questões, é que existem as metas dinâmicas semanais e o acompanhamento do desempenho do aluno. 

Busque adicionar ao seu dia a dia o máximo de prática que você conseguir para o exame que você irá prestar. 

Tendo isso em mente, verifique ainda outras atividades que você poderá implementar para saber aproveitar com qualidade a feitura de questões e correção de erros da sua prova. 

Passo 1: Faça a análise das questões assim que finalizá-las 

Finalizando uma bateria de questões, é necessário que o estudante tente fazer uma análise completa do que ele elaborou. 

Dessa forma, é adequado que ele tente separar os erros em assuntos, verificando quais são aquelas categorias que ele ainda possui certa dificuldade em resolver de primeira. 

Além disso, é necessário buscar também priorizar a correção de erros daquelas questões que são chave para a sua prova. 

Dessa forma, o seu estudo torna-se bem mais certeiro e estratégico. 

Para poupar esse tempo, os alunos da Aristo, recebem um planejamento semanal baseado nas suas provas prioritárias e em suas principais dificuldades.

Passo 2: Classifique os seus erros! 

Além de já ter finalizado uma classificação prévia dos erros cometidos nas questões resolvidas por você, para um melhor aproveitamento de questões, busque categorizá-las ainda mais. 

Dividi-las entre questões que você errou mas já sabia o assunto e questões que você errou e ainda não sabia do assunto ajudará a compreender o quanto seu conhecimento está nivelado. 

No caso das questões que você errou mas que já sabia o conteúdo, será necessário fazer mais revisões e/ou, quem sabe, mais uma lista de questões. 

Por conta disso, sabendo da importância que a classificação dos erros cometidos no seu exame possuem para a sua evolução e aprovação, é que a Inteligência Artificial da Aristo faz essa seleção automática para o aluno, de acordo com suas provas prioritárias. 

Passo 3: Refaça as questões que você errou na prova

Esse, apesar de ser o último passo, é aquele que dá sentido a todos os outros já que, nessa fase, as chances de fixação do conteúdo em sua memória poderão ser potencializadas. 

Você já chegou a pensar que o cérebro é uma máquina de conexões? 

O grande segredo para fazer essa verdadeira máquina fixar com qualidade certo procedimento ou conteúdo é fazendo ela lidar com o mesmo comportamento por diversas vezes. 

Para isso, o mais adequado é dividir uma bateria de questões dentre as suas atividades do dia a dia, principalmente aquelas que você já resolveu certa vez e sentiu dificuldades. 

Na plataforma da Aristo, semanalmente são criadas várias revisões automáticas de acordo com os erros e os assuntos mais relevantes para o futuro residente. 

Para saber ainda mais sobre a correção adequada de erros de questões, encontre resposta para as suas dúvidas nesse artigo especial abaixo que preparamos para você! 

Clique para ler: Questões de prova de Residência Médica: como corrigir os erros – Aristo e saiba mais! 

Gostou das dicas?

Quer ter o planejamento semanal de estudos para a sua prova, revisão espaçada, estudo prático com questões, personalização de estudos e muito mais agora? 

A Aristo tem os recursos ideais para você e o melhor: acessando agora a nossa plataforma, você recebe 30 dias de teste para iniciar já a sua preparação. 

Através da nossa plataforma você recebe, de maneira automática, um planejamento semanal de estudos com metas específicas, uma programação de revisão repetida e espaçada, estudo prático com questões e flashcards, personalização de estudo e revisão através de Inteligência Artificial dentre vários outros recursos para você fixar o conhecimento e conquistar a pontuação desejada na prova. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão

Assine a newsletter Aristo e receba nossos conteúdos em seu e-mail

Posts relacionados